- 29 de outubro de 2024
Um mundo de contrastes: ao mesmo tempo em que elas já representam 45% da força de trabalho do País e 60% do público nas universidades, o estado, onde 47% das famílias são chefiadas por elas, ocupa a 5ª posição entre os estados brasileiros que mais registram violência contra elas e, o Brasil, o 4º país que mais mata mulheres. O Governo do Estado de Roraima sabe que precisa cuidar melhor das mulheres, por isso, na abertura da 1ª Semana Estadual da Mulher Roraimense, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 9, no Palácio Senador Hélio Campos, a governadora Suely Campos oficializou a criação da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres.
O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, cria a coordenadoria que visa acolher de forma eficiente as demandas e gerar políticas públicas para o público feminino de Roraima, que, conforme dados o IBGE, é de quase 50%. São ações voltadas à valorização e promoção das mulheres, baseadas nas questões étnicas, inserção social, superação das desigualdades, autonomia econômica e combate a todos os tipos de violência.
A coordenação fica subordinada à Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social), que irá coordenar, articular e assessorar a política públicas para as mulheres no âmbito estadual. O Rede Cidadania, por meio da Rede Cidadania Mulher, vai integrar essas políticas voltadas às mulheres.
“Essa é uma ação que começa pequena, mas vamos ampliá-la e torná-la grande, do tamanho do nosso desafio, transformando-se em um ponto de referência para mulheres vitimizadas. Também teremos um ponto fixo na Setrabes para incentivo ao artesanato, oferecendo oportunidade às mulheres para a venda desses produtos”, declarou.
A governadora Suely Campos, que se tornou a primeira mulher a governador Roraima e a única governadora eleita nas últimas eleições, diz que há um grande desafio para que se possa avançar nas políticas públicas para as mulheres. “Não podemos simplesmente ficar assistindo um Estado que mais se destaca na violência contra as mulheres”, destacou.
A governadora pontuou alguns dos problemas que a gestão assumiu quanto a falta de dessas políticas para as mulheres, por exemplo, a fila que se formou para realizar o exame de mamografia devido a um equipamento que ficou meses quebrado. “Enfrentaremos os desafios com serenidade para fazer o desafio acontecer”, destaca a governadora.
PROGRAMAÇÃO
Outras ações serão desenvolvidas pelas secretarias e demais órgãos ligados ao governo estadual durante a 1ª Semana da Mulher Roraimense, que também prevê também exposição artística, apresentações musical e teatral e feira de artesanato, nos dias 10 e 11, no Palácio da Cultura, a partir das 9 horas.
Dentre as ações da programação estão a palestra "Mulher empreendedora, com o consultor empresarial Kildo Melo, no dia 11, a partir das 8 horas, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Palestra sobre a Violação de Direitos contra a Mulher, no dia 11, a partir das 14h30, na escola estadual Ritler de Lucena; além de palestras com profissionais diversas sobre valorização das servidoras, das 8h às 12 horas, na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago).