00:00:00

Mulheres

Governo lança Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres.


1ª Semana da Mulher Roraimense 

A 1ª Semana da Mulher Roraimense será marcada por uma das melhorias oferecidas à sociedade pelo novo Governo de Roraima. Trata-se da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, que será apresentada durante a abertura da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março.

A cerimônia que oficializará o ato será nesta segunda-feira, dia 9, a partir das 9 horas, no Palácio Senador Hélio Campos, com a presença da governadora Suely Campos, que realizará a abertura da 1ª Semana da Mulher Roraimense. O decreto foi publicado na edição do dia 4, do Diário Oficial do Estado.

Essa coordenação visa acolher as demandas e gerar políticas públicas para a parcela feminina da sociedade roraimense, com ações voltadas à valorização e promoção da mulher, garantindo os direitos, considerando as questões étnicas, raciais, de orientação sexual, de deficiência e de inserção social, econômica e regional.

A coordenação estará subordinada à estrutura administrativa da Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social), com a finalidade de coordenar, articular e assessorar a política públicas para as mulheres no âmbito estadual.

Além disso, a coordenação terá a missão de apoiar a formulação e implementação, nos âmbitos estadual e municipal, do Plano de Políticas Públicas para as Mulheres, a fim de garantir ações que visem o fortalecimento das organizações produtivas e do empreendorismo, de modo a promover a autonomia econômica das mulheres do campo, das florestas, de comunidades indígenas e áreas ribeirinhas.

Outras ações serão desenvolvidas pelas secretarias e demais órgãos ligados ao governo estadual durante a 1ª Semana da Mulher Roraimense, que também prevê também exposição artística, apresentações musical e teatral e feira de artesanato, nos dias 10 e 11, no Palácio da Cultura, a partir das 9 horas.

Dentre as ações da programação estão a palestra "Mulher empreendedora, com o consultor empresarial Kildo Melo, no dia 11, a partir das 8 horas, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Palestra sobre a Violação de Direitos contra a Mulher, no dia 11, a partir das 14h30, na escola estadual Ritler de Lucena; além de palestras com profissionais diversas sobre valorização das servidoras, das 8h às 12 horas, na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago).

ENFRENTAMENTO 

No enfrentamento e combate à violência contra a mulher estão previstas campanhas informativas e de sensibilização, além da criação da Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

É meta do governo estadual o fortalecimento da rede de atendimento através de capacitação e a criação do fórum estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres em todos os âmbitos da sociedade.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta