- 29 de outubro de 2024
Atendimento a detentas
Desde a quarta-feira, dia 4, as reeducandas da Cadeia Publica Feminina de Boa Vista estão recebendo atendimento jurídico e de saúde, por meio de mutirão, promovido pela Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania), em parceria com a Defensoria Pública de Boa Vista e a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), que disponibilizou os serviços do Centro de Referência da Mulher e da Coordenação de Imunização do Estado.
Sem ocorrer desde o mês de março de 2014, o mutirão jurídico foi destinado às reeducandas dos regimes fechado e preventivadas. O atendimento serviu para esclarecer dúvidas das reeducandas quanto aos processos.
Nesta sexta-feira, a partir das 14h30 o mutirão encerrará com atendimentos de Saúde por especialistas do Centro de Referência da Mulher. As reeducandas farão exames preventivos, de mama, receberão aplicação de vacinas contra hepatite B, tríplice viral e influenza. Elas também participarão de uma palestra sobre planejamento familiar, que foi transferida de hoje para amanhã.
O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Josué Filho, enfatizou que o atendimento aos reeducandos será medida frequente a ser adotada pela Pasta no sentido de prestar atendimento necessário a população carcerária. Tais medidas seguem as diretrizes da governadora Suely Campos que visa o atendimento humanizado aos reeducandos de Roraima.
“Detectamos esta carência, a precariedade das unidades e a forma desumana com que eram tratados o reeducandos. Estamos mudando esta realidade em Roraima. Tanto que vamos manter estas atividades de forma periódica nas unidades prisionais”, afirmou.