- 29 de outubro de 2024
Tem mulher na banda
Natural do município de Alto Alegre, aos 28 anos de idade, Ianny Pricy Silva Porto, realizou um sonho e entrou para a história da PMRR (Polícia Militar de Roraima) ao se tornar a primeira mulher a integrar a Banda de Música da instituição. Clarinetista, a soldado Pricy faz parte dos 51 membros da banda que, comemora 26 anos de criação em 2015.
O ingresso de mulheres na Polícia Militar de Roraima se deu em 24 de abril do ano 2000 com a inclusão das primeiras 39 policiais femininas. Vieram outros concursos, mas, a Banda de Música não havia sido contemplada até então.
Em janeiro de 2013, a instituição promoveu concurso para provimento de 25 vagas específicas para soldado músico. Pricy perdeu o prazo para inscrição e não pôde concorrer. Porém, as vagas não foram completadas e em outubro do mesmo ano, a instituição lançou novamente o concurso ofertando três vagas para mulheres, quando a musicista se inscreveu. Ela foi a única a passar por todas as fases do certame com várias provas, incluindo, teste físico e prova prática instrumental.
Há dois meses Pricy concluiu o Curso de Formação de Soldados e já está atuando efetivamente na Banda de Música da PMRR, onde se prepara para apresentações em solenidades alusivas a datas especiais na Capital e, futuramente, no Interior. Casada e mãe de um menino, a musicista se diz realizada profissionalmente.
“Eu aprendi música por meio de um projeto da Banda de Musica da Polícia Militar, quando ainda morava em Alto Alegre. Me apaixonei pela música, fui aluna, professora e, estar na Polícia Militar exercendo minha profissão hoje é uma grata satisfação”, declarou.
O comandante da banda, capitão Manoel Ferreira, destaca a dedicação da Soldado Pricy. “Está abrilhantando a banda, com a postura que tem, dedicação e profissionalismo. Ela conquistou a admiração dos colegas de profissão e já faz parte da história da Banda da Polícia Militar de Roraima. É uma honra tê-la conosco”, afirmou.
MULHERES NA POLÍCIA
Atualmente, a Polícia Militar conta com 294 mulheres capacitadas profissionalmente em diversos cursos de especialização, dentre os quais: o curso de Força Tática, de Gerenciamento de Crises, de Direitos humanos, de Polícia Comunitária, de Motociclista e Batedor, Proerd (Programa de Resistência as Drogas e a Violência), entre outros.
Elas ocupam as graduações de Soldado a Capitães, e estão distribuídas no serviço administrativo e operacional contribuindo para realização de todas as atividades da corporação. O comandante geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Santos Filho, destaca a presença da mulher como um reforço necessário para a atividade fim da instituição. “Em casos que envolvem crianças, idosos e mulheres, a presença destas policiais militares é essencial. Elas também estão preparadas para atuar em outras situações de grande vulto, pois, receberam treinamento para isso. Além do serviço administrativo que realizam com eficiência e profissionalismo. Ou seja, onde o policiamento feminino for empregado, os resultados satisfatórios”, declarou o comandante geral.
DIA DA MULHER
Em comemoração ao dia Internacional da Mulher e aos 15 anos de incorporação do contingente feminino na corporação, duas datas especiais, o Comando Geral da PMRR oferecerá nesta sexta-feira, dia 6, um café da manhã para o efetivo feminino a ser realizado no Haras Cunhã Pucá, localizado na estrada da Serra Grande, a partir das 8h30.