- 29 de outubro de 2024
ALE homenageará mulheres
A Assembleia Legislativa de Roraima realizará sessão solene, às 9h, da próxima terça-feira, 10, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e agraciar 32 mulheres como indicadas à Comenda Orgulho de Roraima. A sessão acontecerá no Plenário da Assembleia e deverá contar com as presenças das principais autoridades do Estado.
O presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), agradeceu o empenho das parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, Mulher, Criança, Adolescente, Idoso e de Ação Social, Aurelina Medeiros (PSDC), Angela Águida Portela (PSC); Lenir Rodrigues (PPS) e as funcionárias da ALE Roraima na organização da programação.
“Tiveram muito empenho na escolha dos nomes que serão homenageados com essa importante comenda que será entregue à quem de alguma forma tem um trabalho reconhecido em prol da comunidade roraimense”, destacou Renier.
Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado George Melo (PMDB), o reconhecimento dessas personalidades pela Assembleia estimula a participação feminina na vida pública. “Também confirmamos a tendência de valorizar a mulher na política”.
Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março e foi instituído oficialmente em 1975, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para reverenciar o episódio trágico ocorrido em Nova York (EUA), em 1857, quando 129 operárias de uma fábrica têxtil morreram carbonizadas num incêndio.
As operárias, que reivindicavam dez horas de trabalho ao dia (à época, as fábricas exigiam 16 horas), equiparação salarial com os homens e tratamento digno no trabalho, foram reprimidas com violência e trancadas nas dependências da fábrica, que foi incendiada. A data instituída pela ONU também tem o objetivo de lembrar conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, como também fortalecer ações para acabar com a discriminação e a violência contra as mulheres.