- 29 de outubro de 2024
Suely voltará com o programa
A Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem Estar Social) deverá retomar em breve o Programa Bem Morar, que beneficia famílias de baixa renda com melhorias habitacionais. Inicialmente deverão ser atendidas três mil famílias.
O Programa, que está parado há mais de 10 anos, disponibiliza materiais para construção e melhoria da moradia do cidadão, proporcionando, por exemplo, a construção de casa de alvenaria onde exista uma casa de madeira, utilizando o mesmo terreno do proprietário.
A novidade na retomada do Programa será o “Bem Morar Acessibilidade” destinado a beneficiar moradores portadores de necessidades especiais, com a adaptação das casas, seja com a construção de rampas, banheiros adaptados, ampliação de vãos de portas ou outras modificações necessárias para a melhoria da qualidade de vida do morador, conforme a sua real necessidade.
Além disso, também será implantado o “Bem Morar Melhor Idade” que beneficiará pessoas idosas com pequenas adaptações em sua residência para a melhoria de sua convivência e do seu dia-a-dia. No momento, está sendo realizada a elaboração dos questionários que serão utilizados no cadastro das famílias.
“Estamos trabalhando nos formulários que serão utilizados no preenchimento dos dados das famílias que serão beneficiadas. O programa está sendo retomado no mesmo formato, porém com algumas novidades, entre elas a readaptação no imóvel das pessoas para lhe dar maior conforto”, explicou Janilton Oliveira, diretor do Departamento de Proteção Social Básica da Setrabes.
A secretária da Setrabes, Emília Campos reforçou que a retomada deste programa é um compromisso da atual gestão de governo e que a ação irá atender as necessidades atuais do Estado. “Nós já estamos iniciando o processo de cadastro dos usuários da Rede Cidadania Atenção Especial. Com o Programa, vamos proporcionar melhorias nas casas das pessoas que mais necessitam”, destacou a secretária.