- 29 de outubro de 2024
Jucá: Amajari discute seca
Brasília – O vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB/RR), recebeu nesta quarta-feira ( 4 ) o prefeito de Amajari , Moacir Mota ( PR/RR) para tratar da situação do município, afetado pela forte estiagem que atinge Roraima.
O prefeito, que também é o presidente da Associação dos Municípios de Roraima ( AMR ), detalhou ao parlamentar a situação dos produtores e da população em geral devido a escassez de chuvas. “ Além de faltar água para o consumo animal e para os piscicultores, em algumas comunidades indígenas a situação é crítica, faltando água potável para as pessoas. Contamos com o apoio do senador Jucá para conseguir junto ao governo federal a liberação de verbas para amenizar nossa situação”, disse ele.
Romero Jucá garantiu total apoio às demandas do prefeito de Amajari . “ É urgente ajudar a população. Além de soluções emergenciais como o uso de máquinas de retroplanagem para a limpeza dos locais de bebedouro para o gado e envio de carros-pipa, temos que construir pequenos açudes e também poços nos lugares mais críticos. As ações são necessárias para aliviar os sofrimentos das pessoas e os prejuízos dos produtores”, afirmou Jucá.
Saiba mais
Devido a estiagem, o governo de Roraima decretou no dia 13 de fevereiro deste ano, situação de emergência nos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre e Amajari. O Corpo de Bombeiros e a Desefa Civil constataram a situação grave após realização de levantamento nas regiões e verificar a falta de água para o consumo animal e, em alguns locais, como no município de Amajari, a escassez de água para o consumo humano.