00:00:00

No dia nacional

Parceria Governo e Ministério promete alavancar turismo em Roraima.


Turismo terá parecerias

Nesta segunda-feira, dia 3, Dia Nacional do Turismo, o Detur (Departamento de Turismo) da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento) promoveu uma reunião com o trade turístico para tratar de demandas sobre as políticas do turismo para Roraima.

Dentre as pautas, o plano de trabalho da nova gestão. Uma das ações trata do treinamento especializado de servidores do Detur em Brasília (DF) para elaboração de projetos voltados a captação de recursos federais para o setor.

O diretor do Detur, Ricardo Peixoto, informou que esta ação será realizada por meio de parceria com o Ministério do Turismo, com base na nova política para o setor que será implantada em Roraima.

Uma das ações entre o Governo de Roraima e Ministério do Turismo será na implantação em Roraima, no dia 14 de março, do novo Registro de Cadastro de Hospedes on-line, ou seja, por muitos anos os meios de hospedagem no estado tinham que emitir fichas preenchidas a mão para o Departamento de Turismo. Tal processo sugeria erros na elaboração de dados estatísticos devido à má interpretação das informações e acumulo de fichas que não eram devidamente repassadas ao banco de dados da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).

"Com o novo sistema, o hospede chegará ao hotel e automaticamente é lançado o cadastro no Ministério do Turismo e no Departamento de Turismo, sem que se precise esperar um ou dois meses para que isso aconteça como era anteriormente no preenchimento das fichas no papel. São ações rápidas e justas que gerarão autenticidade para o conhecimento do Turismo em Roraima e com isso poderemos falar com mais consistência sobre o número de visitantes em Roraima. Para se ter uma ideia, havia fichas de quase quatro anos que não foram repassadas ao sistema. Há muita coisa de 2013 para cá que poderiam ter sido implantadas e não foram. Chegamos e nos deparamos com uma avalanche de ações", revelou.

O programa de Cadastro de Hospedes será dado pelo Ministério do Turismo ao Estado e cada meio de hospedagem instalará nos computadores. "Claro, isso se o meio de hospedagem tiver interesse. Não é um sistema obrigatório, não é um programa com interesse em saber quanto o empresário investiu, mas sim catalogar o perfil do visitante, caso queira basta então fazer um link com a plataforma de cadastro do Ministério do Turismo", explicou.

CONVÊNIOS 

Mais um ponto que era considerado crítico na gestão passada terá um provável fim. Os convênios pendentes entre governo estadual e federal. O estado de Roraima em breve poderá contar com técnicos em turismo treinados no Siconv (Sistema Nacional de Convênios).

"O que havia de gargalos o novo governo está tirando. Começamos com o pé direito, pois encontramos um novo caminho. Queremos deixar de ser o patinho feio e virar o cisne da história. Vamos realizar muitas ações com propriedade", declarou.

MINISTRO 

Na pauta de trabalho da nova gestão está a vinda do Ministro do Turismo Vinicius Lages a Roraima, prevista para o dia 27 de março. Nos dias 25 e 26 será montada pela equipe do Governo de Roraima uma agenda de trabalho, pois a visita do Ministro não será uma ‘visita de gabinete’, mas sim para conhecer as belezas naturais de Roraima. Palcos como o Monte Roraima, Tepequém e a BR-174 estão inclusos no roteiro.

ATENDIMENTO 

Os CITs (Centros de Informações ao Turista) serão reabertos. O primeiro que voltará a funcionar será no Aeroporto Internacional de Boa Vista. O atendimento será feito durante 24 horas. Peixoto informa que a sala já está pronta. A previsão de inauguração é no final do mês de março.

"A visão do novo governo é empreendedora. Vamos chamar a iniciativa privada para assumir. Nós capacitaremos os técnicos e gestores que irão operar no local e mobiliar a sala. Como temos poucos técnicos, vamos usar a mão de obra das universidades, por meio de convênios, isso nos permitirá o funcionamento durante todo o dia naquele local", destacou Ricardo Peixoto, informando que outro CIT será possivelmente reaberto na Rodoviária Internacional de Boa Vista. O local ainda esta em processo de escolha. Outro ponto a definir é quanto à manutenção ou não do funcionamento do CIT localizado no Palácio da Cultura.

 

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta