- 29 de outubro de 2024
Reposição terá atrativos
Os alunos da rede estadual de ensino tiveram o primeiro sábado, dia 28, de reposição das aulas. As reposições foram programadas para não prejudicar o ano letivo, que deve ser composto por 200 dias. Este ano, as aulas começaram com atraso devido as reformas nas escolas, deixadas em péssimas condições pelas gestões anteriores, e à necessidade de reorganização do quadro de professores.
A gestora da escola estadual Diva Lima, Nádia Santos, destacou que no decorrer do ano letivo, ainda serão repostas oito aulas, todas no sábado. “Temos que cumprir com o calendário de 200 dias letivos. Fizemos de tudo para não ter aula até o final de dezembro, pois neste período as famílias programam viagens de férias”, explicou.
Nádia destacou que em aulas de reposição, a quantidade de alunos geralmente é reduzida, mas que as escolas estudam a melhor maneira de atraí-los. “Quando um aluno falta aula, o maior prejudicado é ele mesmo. Para que o desempenho deles não seja comprometido, iremos realizar atividades que tornem as aulas de reposição atrativas, como atividades interativas”, ressaltou.
A professora Ana Cláudia Oliveira informou que as aulas de sábado serão destinadas para a revisão do conteúdo administrado durante a semana. “É importante revisar o que já foi estudado e aplicar atividades extras”, disse.
Mas ela destaca que os sábados de aula são considerados dias letivos normais, não importando a quantidade de alunos presentes. “Ainda que haja um número reduzido de estudantes, ou apenas um, em sala de aula, o professor deve dar o conteúdo previsto e as pessoas ausentes levam falta”, alertou.
Confira o calendário de reposição de aulas aos sábados
Mês
Data
Fevereiro
28
Março
14
Abril
11
Maio
09
Junho
20
Julho
04
Agosto
08
Setembro
26
Outubro
24