- 29 de outubro de 2024
Cuidados com Parque Anauá
O Parque Anauá é considerado um dos maiores espaços de lazer e atividades esportivas do estado, com cerca de 100 hectares. Nesse espaço estão localizadas áreas destinadas ao lazer familiar, prática esportiva, além da realização de eventos culturais.
Durante alguns dias da semana e principalmente aos fins de semana, vários ambulantes aproveitam a movimentação do Parque Anauá para conseguir uma renda extra, vendendo produtos, como bebidas e comidas. A iniciativa é apoiada pelo Governo, porém com o comércio no parque, muito lixo é deixado pelos ambulantes e pela população.
Quando acabavam as festas, o lixo ficava acumulado nas calçadas, gramas e no lago, deixando o ambiente desagradável e sujo para os visitantes. Para evitar transtornos o administrador do Parque Anauá, Osmar Cremonese, começou a conscientizar os ambulantes que frequentam o parque.
“Com uma boa conversa conseguimos orientar os ambulantes da importância de recolher o lixo da clientela. Um dia depois de uma festa, chegar ao parque e ver tudo limpo, me deixou muito satisfeito, isso significa que fiz um bom trabalho e que as pessoas entenderam que devem jogar o lixo no lixo”, ressaltou o administrador.
Dentro do parque tem alguns containers que as pessoas podem descartar o lixo ou podem deixar os resíduos nas sacolas que os funcionários passam recolhendo e depositando no local apropriado. Nas próximas ações a serem realizadas serão colocado lixeiras nos pontos mais movimentados para evitar o acúmulo de lixo e a contaminação do meio ambiente.
Para deixar o ambiente mais organizado, os ambulantes e donos de brinquedos como pula pula e cama elástica estão sendo orientados a deixarem as calçadas e a parte gramada livre, para facilitar a passagem dos pedestres.
Além disso, a equipe do Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva da Polícia Militar) vai dá apoio para organização do local, no sentido de orientar os motoristas para que estacionem em lugar adequado, evitando calçadas e gramado.