00:00:00

Livro Didático

Escolas estimulam a conservação


Seja com gravuras, textos, números ou mapas, o livro didático é ferramenta essencial no processo de ensino aprendizagem. Por ser um material reutilizável de um ano para o outro, as escolas da rede estadual de ensino desenvolvem ações para conscientizar o aluno quanto à preservação dos livros.

Na escola estadual Diva Lima, localizada no bairro São Francisco, por exemplo, a professora Isa Oliveira que ministra aulas para o 5° ano do Ensino Fundamental, disse que a instituição já desenvolve há algum tempo, um trabalho de conscientização com os alunos.

 “Aqui os nossos alunos já têm a cultura de conservar o livro didático. Orientamos para que encapem os livros, que não rasguem e que tenham cuidado ao manuseá-los”, informou a professora.

As orientações são seguidas pelos estudantes. “Não rasgo os livros e passo as folhas com cuidado”, disse a aluna Lívia Oliveira, assim como estudante Aílson Mauves "Eu tenho muito cuidado quando guardo na mochila para não amassar porque sei que no ano que vem, outros alunos vão utilizar” afirmou.

A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Thaíse Campos, reforçou que também existe uma parceria com os pais para a conservação do material pedagógico. “Contamos com o apoio dos pais para conservar esse material. Eles assinam um termo de responsabilidade e, além disso, a devolução dos livros didáticos também é um dos requisitos para efetuar a rematrícula do estudante”, explicou Thaíse.

No Dia Nacional do Livro Didático, celebrado neste dia 27 de fevereiro, o professor Mestre Filomeno de Sousa Filho da escola estadual Dom José Nepote, no bairro Pricumã, lembrou que, mesmo com tantas ferramentas tecnológicas o livro didático continua sendo essencial em sala de aula.

 “Hoje os alunos possuem contato com vários meios de comunicação e com tecnologia, mas o livro não perdeu a importância em sala e continua sendo uma grande ferramenta para nós professores”, disse o docente, ao reforçar que também faz um trabalho com os estudantes para que conservem o material.

A estudante Lia Balmante, estudante do 8° ano do Ensino Fundamental  já aprendeu a lição e explicou o que faz para conservar o seu material. “Eu guardo com cuidado na mochila, não rasgo nem risco o livro. Procuro conservar porque quero que no ano que vem outro aluno receba o livro nas mesmas condições que eu recebi”, disse.

PNLD 

Os livros didáticos são enviados para as escolas de Educação Básica por meio do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) promovido pelo Governo Federal e MEC (Ministério da Educação). Os livros são entregues via Correios, direto do Ministériopara as escolas.

O número de exemplares é enviado para as instituições de ensino com base no número de alunos informados no Censo Escolar. O MEC avalia as obras e depois disponibiliza um guia para as escolas, que por sua vez, escolhem os títulos que melhor atendem aos seus projetos pedagógicos.

O PNLD é realizado em ciclos trienais alterados. A cada ano, o MEC adquire e distribui livros didáticos para os alunos de determinada modalidade de ensino (Fundamental - Anos Iniciais, Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio). Neste ano de 2015 estão sendo entregues novos livros para a modalidade do Ensino Médio, (escolhidos no ano passado).

Em Roraima cada um dos 19.680 alunos do Ensino Médio receberá 11 exemplares referentes aos componentes curriculares da modalidade, entre eles, Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, entre outros.

As unidade de ensino da Capital e das sedes dos municípios já estão recebendo o material. A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos), por meio do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) realiza a entrega dos exemplares nas escolas indígenas e nas unidades localizadas em áreas de difícil acesso.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta