00:00:00

Rede Cidadania

Programa estimula vitalidade e juventude após os 60.


Dia do Idoso em Roraima
 
Os cabelos e a força física já não são os mesmos de anos atrás, afinal, o ganho em sabedoria acarreta algumas limitações, o que não é sinônimo de fragilidade. Mas os idosos nos dias de hoje nada lembram aquelas pessoas que tinham muito tempo ocioso em casa. Só em Roraima, há mais de 51 mil pessoas com mais de 60 anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ou seja, mais de 10% da população, e expectativa de vida em torno de 71 anos. Há 20 anos, a expectativa era de apenas 66 anos.

Diante desse cenário, o Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta sexta-feira, dia 27, provoca uma reflexão em relação a uma parte importante da população que não quer simplesmente aguardar a velhice avançar, mas estar com o corpo e a mente saudáveis e sorrir para a vida em um momento muito especial – quando podem ter mais tempo para eles mesmos.

O Governo de Roraima tem um olhar especial para essa população. O Projeto Rede Cidadania Melhor Idade oferece atividades variadas e acompanhamento de especialistas, atendendo a todas as preferências e necessidades. Podem aproveitar a hidroginástica, aula de dança, coral, alongamento, jogos, artesanato em geral, pintura, dentre algumas das atividades diárias oferecidas pelo projeto, além, é claro, de um ambiente para fazer encontrar amigos e dar muitas risadas, o que também faz parte da rotina do local.

Como os idosos exigem um acompanhamento mais próximo, são monitorados por uma equipe multidisciplinar de profissionais, dentre eles, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, médico, nutricionista, psicólogo e assistente social. “Vamos trabalhar para que nossos idosos sejam tratados com o amor que eles merecem e tenham uma vida ativa, garantindo a interação com outras pessoas e com atividades que proporcionem a eles uma vida e saúde melhores”, garante a secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos.

Na dança ou na água... 

Garantir o bem-estar, complementar outros tratamentos e até mesmo aumentar a auto estima são alguns dos benefícios que a hidroginástica pode proporcionar aos idosos. Indicada por médicos especialmente àqueles que sofrem de dores ou problemas nas articulações, a atividade não oferece restrições. “Adaptamos a atividade para cada necessidade. Dessa forma, oferecemos um tratamento individualizado e, ao mesmo tempo, trabalhamos em conjunto. Com isso, temos idosos em pleno vapor aos 94 anos”, garante o professor, Wyungo Paiva.

Cuidar da saúde com prazer é o que os atrai às aulas de dança. “Há melhoria cardiovascular, para a memória, na respiração, postura e contribui para reduzir o estresse. O brasileiro é muito musical e a vida é permeada pela música”, garante o professor de dança, Márcio Costa.

E Francisco Marcondes Pereira, de 69 anos, que participa de várias atividades da Rede Cidade Melhor Idade, ficou feliz com a postura do novo governo. “A governadora veio aqui e nos deu total apoio. Fiquei feliz em saber que teremos ainda melhorias aqui no projeto”, declarou.

E o pessoal da terceira idade pode ficar ainda mais animado - a proposta da nova gestão é implantar novas atividades, como aulas de teatro, novas danças e realização de excursões, além de promover maior envolvimento da família dos idosos,especialmente em datas comemorativas.

Hoje o projeto possui 837 inscritos, mas apenas 300 participantes ativos. O objetivo da nova gestão é atrair novos participantes e resgatar os antigos.

SAÚDE 

Além de um acompanhamento integral no projeto para garantir a saúde dos idosos, o Governo do Estado realiza um treinamento específico com a equipe de profissionais municipais da saúde que realizam esse acompanhamento dos idosos em domicílio.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta