- 29 de outubro de 2024
Vacinação vai até hoje
Após o registro de um caso de Sarampo em Toraima, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) com o apoio e orientação do MS (Ministério da Saúde), disponibilizou novo período de imunização para garantir o bloqueio da doença no estado. O dia “D” de vacinação contra o Sarampo no Interior foi no último sábado, dia 21, quando mais de 500 pessoas foram vacinadas nos 14 municípios, entretanto os moradores do Interior que não compareceram no dia “D” têm até amanhã, dia 27, para ser imunizada em um dos postos perto de casa.
Conforme o gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Rodrigo Zagury, o dia “D” de vacinação no Interior foi bem movimentado. “Ficamos em contato durante todo o dia com os postos de vacinação e a maioria deles nos informou que havia procura satisfatória pelas doses de sarampo”, informou.
O Sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa. “A população precisa se comprometer com a própria saúde e com a dos demais. O Estado está fazendo o papel dele que é orientar a sociedade e disponibilizar gratuitamente as doses que protegem contra o Sarampo”, enfatizou o gerente reforçando para que os adultos não deixem de levar as crianças para tomar a vacina em um posto de vacinação mais próximo e assim garantir que Roraima fique livre do sarampo.
Na última campanha realizada contra a doença, a meta era vacinar 95% do público-alvo (crianças entre seis meses e cinco anos), entretanto a campanha, depois de prorrogada por duas vezes, encerrou com 70% do público-alvo vacinado.
Roraima registrou um caso da doença, por isso é importante que todas as crianças sejam vacinadas para garantir que a doença não volte a ser registrada no estado. “O Sarampo é uma doença que pode se agravar, portanto a população precisa ter noção dessa gravidade e buscar a imunização”, explicou Zagury.
SARAMPO
Os sintomas mais comuns do Sarampo são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio de vacina.