- 29 de outubro de 2024
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) deu início nesta terça-feira, dia 24, as aulas do Projeto Cidadão do Futuro. Os 50 alunos beneficiados pelo programa foram apresentados aos professores e conheceram o conteúdo que será desenvolvido no decorrer do ano. As aulas serão ministradas no Dseg (Departamento de Segurança do Trânsito), localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
O presidente do Detran, Juscelino Pereira destacou a importância do Cidadão do Futuro em Roraima. “Os jovens que participam deste programa têm a oportunidade de estudar diversos assuntos como Legislação de Trânsito, Artes, Coral e Libras. Essa experiência serve para enriquecer o currículo e ajudá-los a conseguir um bom emprego no futuro”, disse.
Pereira afirmou que uma das prioridades do programa, é tornar os alunos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. “Eles vão levar para casa e para as ruas o que eles aprenderem aqui. Se o pai ou a mãe descumprir alguma regra de trânsito, eles poderão corrigi-los”, frisou.
O instrutor de legislação, Tulipã Granjeiro, acredita que o programa ajuda a formar condutores conscientes. “Durante este período de um ano, estes jovens terão a oportunidade de aprender as regras do trânsito, como a maneira correta de atravessar uma faixa de pedestres, o significado das placas e as penalidades que o condutor está sujeito quando as desrespeita. Quando eles chegaram a um Centro de Formação de Condutores, já estarão preparados”, explicou.
Para a estudante Débora Leal, por meio do programa Cidadão do Futuro ela terá a chance de adquirir novos conhecimentos em relação ao trânsito. “Hoje em dia os jovens não estão preocupados com a segurança no trânsito. Com essas aulas sei que chegarei com mais segurança em uma auto escola”, declarou.
O estudante Guilherme Paiva disse que a partir de agora vai observar a maneira como os pais dirigem. “Como vou estar por dentro das normas e legislação do trânsito, poderei corrigir os meus pais quando eles estiverem cometendo alguma infração”, comentou.
CONTEÚDO
Artes, Teatro, Libras, Legislação de Trânsito e Coral são áreas que serão estudadas pelos alunos do Projeto. Cada oficina tem carga horária diferenciada. As aulas são pela parte da manhã, com três horas por dia. A seleção e a inscrição foram feitas pela Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social).
TRANSPORTE – O deslocamento dos estudantes fica por conta do Detran, que repassa o vale transporte e uma bolsa de 45% do salário mínimo.