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Qualidade de vida

Campanha identifica e trata estresse entre profissionais de Segurança Pública.


Centro identificará estresse

Uma campanha de conscientização sobre a importância da qualidade de vida e do gerenciamento do estresse entre os servidores do Sistema de Segurança Pública está em andamento desde o mês de janeiro pelo CQV (Centro de Qualidade de Vida), coordenado pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública). A equipe da Rede de Atenção a Saúde do Profissional de Segurança Pública, acompanhada do secretário estadual de Segurança Pública, Januário Lacerda, reuniu-se com a governadora Suely Campos, para apresentar as propostas do Centro de Qualidade de Vida e dos Niabs (Núcleos Integrados de Atenção Biopsicossocial) das instituições.

Durante a reunião foi discutida a necessidade de apoio para continuidade e aprimoramento das ações. Na oportunidade, a governadora enfatizou a importância da figura do servidor na gestão dela e assegurou que dará todo o apoio necessário para que o Centro de Qualidade de Vida tenha êxito nas ações.

Com base nisso, Lacerda informou que parcerias serão buscadas pela equipe da Sesp, que futuramente pretende realizar concurso publico para ampliar a equipe técnica do centro e oferecer melhores serviços ao público alvo.

A coordenadora do CQV, a psicóloga Darlim Mezomo, explicou que o objetivo do centro é levar o servidor a um autoconhecimento para identificar a necessidade ou não de um melhor equilíbrio emocional, gerenciamento do estresse e acompanhamento psicológico é a meta principal da campanha que está sendo realizada pelo Centro Qualidade de Vida.

Ela informou que os Niabs, distribuídos nas seguintes instituições: SMST (Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), PMRR (Polícia Militar de Roraima), Polícia Civil e  Corpo de Bombeiros. Tem como objetivo trabalhar questões voltadas para qualidade de vida e gerenciamento de estresse, enfatizado a valorização dos profissionais da Segurança Pública.

“A implantação do Centro de Qualidade de Vida se deu graças à integração dos órgãos do sistema de segurança. Se algum profissional de Segurança Pública precisar de atendimento, poderá ser acompanhado em qualquer um dos núcleos", explicou.

A coordenadora destaca ainda que a campanha está sendo realizada em três momentos. Inicialmente é aplicado um teste em que o profissional de Segurança identifica se está com estresse ou não. O segundo momento é uma palestra e, no terceiro momento, o grupo focal em que os participantes levantam as fontes de estresse nas instituições, além das sugestões para saná-las.

“Essas palestras têm como objetivo conscientizar nossos profissionais de que eles precisam cuidar da Saúde, precisam saber gerenciar o estresse, que é inerente a profissão e ter uma boa qualidade de vida para desempenhar um bom trabalho. Precisamos primeiro conscientizá-los dessa importância para, então, podermos oferecer os tratamentos necessários” destacou.

Ela explicou que as fontes estressoras serão levantadas em cada instituição semestralmente e apresentadas aos gestores com o objetivo de serem sanadas. Os trabalhos estão sendo realizados na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) e junto a todas as instituições do Sistema de Segurança.

Para a coordenadora do Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial da PM, tenente Ednilda Daneluz, o trabalho na área de Segurança Pública deixa os profissionais mais vulneráveis e é importante trabalhar a prevenção, para que possam manter o equilíbrio, sem deixar que o estresse do trabalho afete outras áreas da vida. Segundo ela, as palestras ajudam na saúde física e mental dos profissionais de Segurança.

O inspetor da Guarda Civil Municipal, Merqueissederques de Almeida, que participou de uma das palestras, observou que a profissão exige muito do profissional, que necessita lidar diretamente com situações críticas da sociedade, o que desgasta principalmente a parte psicológica.

“Para prestarmos um bom serviço, é necessário que nossa saúde física e mental esteja bem e palestras como essas nos esclarecem e incentiva a procuramos ajuda de profissionais que nos orientem sobre a melhor forma de agir, não permitindo que nossa vida profissional afete nossa vida pessoal”, disse.

CENTRO 

A equipe do CQV está disponível para atender a todos os órgãos e profissionais do Sistema de Segurança Pública que queiram apoio ou acompanhamento especializado. Outras informações sobre o Centro de Qualidade de Vida pode ser feito pelo e-mail  [email protected].

 

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