- 29 de outubro de 2024
Vida aquática no Anauá
Depois de passar anos esquecido pelas gestões passadas, o Lago dos Americanos volta a receber cuidados especiais do Governo do Estado. Embora as ações sejam voltadas para possibilitar que o local volte a servir como ponto de lazer à população, a prioridade é a preservação da vida aquática. Além de ter uma importância turística e histórica, o ponto é fundamental para a bacia hidrográfica da Capital, pois é a nascente do igarapé Mirandinha, um dos principais da cidade.
O manancial abriga quelônios e peixes, e devido à intensidade da estiagem, chegou a perder 95% do volume d’água, colocando em risco a vida das espécies aquáticas e afastando também, as aves antes presentes no local.
Quando a seca chegou ao nível crítico, a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), da PMRR (Polícia Militar de Roraima), entrou em ação para evitar que as espécies aquáticas morressem. As espécies foram retiradas e levadas para o Rio Branco.
Outras instituições que entraram na ação em prol do lago foram a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e a Cerr (Companhia Energética de Roraima). Para solucionar o problema do esvaziamento, foram reativados quatro poços artesianos, que estão bombeando água para encher o Lago dos Americanos.
Segundo o administrador do Parque, Osmar Cremonese, a reativação dos poços artesianos teve foco principal na preservação da vida aquática existente no local. “Em cerca de 30 dias os frequentadores do Parque Anauá já poderão utilizar o lago para banhos”, acrescentou.
CHAFARIZ
Outro atrativo que voltou a funcionar foi o chafariz localizado na área do Forródromo. A fonte é ativada de sexta-feira a domingo e nos dias em que são realizados eventos.