- 29 de outubro de 2024
A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) nomeou uma comissão composta por seis servidores para a elaboração do edital de processo seletivo para contratação temporária de professor. A previsão é que o documento seja lançado até sexta-feira, dia 27.
As aulas começaram nesta segunda-feira, dia 23, nas 54 escolas da Capital e em parte do Interior. Os dados preliminares apontam para a necessidade de contratação temporária de cerca de 500 professores para atuarem nas 66 unidades escolares do Interior do estado (zonas urbana e rural dos municípios).
Na área indígena, 1.186 professores temporários foram reconduzidos ao cargo, uma vez que o processo seletivo permitiu a renovação por mais um ano. Com o diagnóstico preliminar elaborado pela Seed, aproximadamente mais 200 docentes indígenas poderão ser contratados por meio de novo processo seletivo. A Educação Profissionalizante poderá ser contemplada no seletivo com a contratação de cerca de 50 professores temporários.
Na Capital, a falta de professor será suprida no primeiro momento por contratação na modalidade hora-aula, destinada somente aos professores do quadro efetivo da rede estadual de ensino. A maior carência está concentrada nas disciplinas de Biologia, Química, Física e Inglês e se não for suprida com hora-aula, a Seed fará novo seletivo. “Nossa meta é lançar o edital com a real necessidade do nosso quadro de professores”, enfatizou a secretária Estadual de Educação e Desportos, Selma Mulinari.
REPAROS
Ao todo, 15 escolas da Capital estão passando por reparos emergenciais, que consistem em serviços na parte elétrica, hidráulica, pintura e troca de itens danificados. Estão contempladas nessa primeira etapa as seguintes unidades escolares: Albino Tavares (zona rural de Boa Vista), Luiz Rittler Brito de Lucena (Nova Cidade), Carlos Drumond de Andrade (Pricumã), Euclides da Cunha (Centro), Maria Raimunda Mota de Andrade (Pintolândia), Vanda David Aguiar (Raiar do Sol), Raimunda Nonato (Santa Tereza), São José (Centro), Carlo Casadio (Cinturão Verde), Maria de Lourdes Neves (Silvio Leite), Maria dos Prazeres Mota (Santa Tereza), Jesus Nazareno (Caranã), Voltaire Pinto (Silvio Leite), Diva Lima (São Francisco) e Vanda da Silva Pinto (Santa Luzia).
As escolas 13 de Setembro, Elza Breves, Maria das Neves Resende, Severino Cavalcante iniciaram as obras de reforma na gestão passada e até o momento não foram concluídas. Nessas unidades o ano letivo contará com calendário escolar diferenciado, de forma que não cause prejuízo intelectual ao alunado. A data de início das aulas nessa unidade será divulgada em breve.
Segundo dados do Censo Escolar 2014, em Roraima, na Capital são 42.037 alunos. No interior, 18.233 (12.035 nas sedes administrativas dos municípios e na zona rural, 6.198) e na área indígena, 14.161 estudantes.