- 29 de outubro de 2024
Remédios para cirurgias
Para garantir que as cirurgias eletivas tivessem continuidade nos hospitais estaduais, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) fez aquisição de medicamentos em caráter emergencial para abastecer as unidades de Saúde do Estado. Os contratos com as duas empresas que fornecerão as medicações foram assinados no último dia 10 e somam R$ 5.764.513,30. Os itens começaram a chegar à Cgaf (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) na manhã desta segunda-feira, dia 23.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, sem a compra emergencial não seria possível garantir o bom funcionamento dos hospitais. “As unidades estavam praticamente desabastecidas quando assumimos”, disse ele ao justificar que a aquisição foi extremamente necessária para garantir o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A coordenadora-geral da Cgaf, Juliana Ferreira, informou que os itens serão dispensados para todas as unidades de Saúde da Capital e do Interior. A maior parte dos itens será destinada ao HGR (Hospital Geral de Roraima), ao HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), à PCS (Policlínica Cosme e Silva) e ao HCM (Hospital Coronel Mota), por serem unidades de maior demanda.
Entre os itens recebidos estão alguns essenciais para a realização de cirurgias como, agulhas, soro e anestésicos. Para o diretor do HGR, Samir Xaud, isso representa a garantia de que os pacientes terão o tratamento adequado e, consequentemente, receberão alta médica em menos tempo, desocupando os leitos para os demais. “A superlotação poderá aos poucos ser diminuída com o abastecimento do hospital”, comentou.
O secretário de Saúde, Kalil Coelho, destacou que a melhoria nos serviços de Saúde prestados à população é uma das prioridades da governadora Suely Campos. "Apesar das grandes dificuldades enfrentadas pela forma em que o Estado foi recebido, o empenho em possibilitar à sociedade um atendimento digno tem sido a motivação de toda a equipe da Sesau”, garantiu.