- 29 de outubro de 2024
Estudantes voltam às aulas
Apesar de algumas escolas estarem passando por reparos emergenciais, as atividades do ano letivo 2015 foram retomadas por mais de 50 mil alunos em 70 unidades de ensino da rede estadual.
A escola estadual Euclides da Cunha, localizada no Centro da Capital, por exemplo, está na lista das unidades que receberão obras de reparo na estrutura física. Apesar disso, os 508 estudantes do Ensino Fundamental (5° ano 9° ano) reiniciaram as aulas.
“Vamos aguardar as obras de reparo em toda a estrutura da escola, enquanto isso, daremos continuidade às atividades pedagógicas e cotamos com o apoio dos pais e da comunidade”, destacou a gestora da instituição, Wiusilene Rufino.
Francisca Anes Bezerra, mãe de um aluno do 6° ano disse que procurou uma escola tradicional para matricular o filho e escolheu a Euclides da Cunha. "Acredito na gestão da escola e aguardo melhorias na estrutura física. Sei que leva tempo”, disse Francisca.
Na escola estadual São Vicente de Paula, no bairro de mesmo nome, as atividades também estavam tranquilas. A unidade atende hoje 454 alunos no Ensino Fundamental (6° a 9° ano). A estudante Alyciene Cauana, do 6° ano, disse que estava ansiosa para voltar para a escola. “Queria logo voltar para a escola. É o primeiro ano que estudo aqui e estou gostando muito”, disse a aluna.
A gestora da unidade, Antônia Jaqueline informou que para 2015, a escola continuará desenvolvendo o projeto Agenda 21, voltado para a preservação do meio ambiente, com ênfase no cuidado e conservação do ambiente escolar.
A escola estadual Luiz Rittler Brito de Lucena, localizada no bairro Nova Cidade, recebe obras de recuperação emergencial na estrutura física, o que não impediu a unidade de receber hoje 2.200 alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A gestora da escola, Socorrita Ferreira reforçou que num primeiro momento vai trabalhar com os estudantes o regimento interno da escola. “Vamos apresentar o regimento escolar e reforçar a importância da disciplina na escola, do respeito ao próximo e também da conservação do prédio público. Queremos que os alunos se comprometam a conservar o ambiente que estão convivendo e também queremos aproximar a comunidade da escola”, destacou Socorrita.
ANO LETIVO – O Calendário Escolar 2015 elaborado pela Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos conta com 201 dias letivos. Será necessária a utilização de nove sábados para reposição das aulas até o mês de outubro, para que os estudantes não sofram nenhum prejuízo intelectual.
A Seed também já organizou a lotação dos professores para as 58 unidades escolares da Capital e para as unidades dos demais municípios. Porém, serão realizados processos seletivos para a contratação temporária de docentes para atender algumas unidades que ainda apresentam necessidades. O edital está sendo finalizado e a divulgação do certame será feita no decorrer desta semana.
Ao todo, 15 unidades passam por reparos emergenciais na estrutura física, entre elas, Albino Tavares (zona rural de Boa Vista), Luiz Rittler Brito de Lucena (Nova Cidade), Carlos Drumond de Andrade (Pricumã), Euclides da Cunha (Centro), Maria Raimunda Mota de Andrade (Pintolândia).
E ainda Vanda David Aguiar (Raiar do Sol), Raimunda Nonato (Santa Tereza), São José (Centro), Carlo Casadio (Cinturão Verde), Maria de Lourdes Neves (Silvio Leite), Maria dos Prazeres Mota (Santa Tereza), Jesus Nazareno (Caranã), Voltaire Pinto (Silvio Leite), Diva Lima (São Francisco) e Vanda da Silva Pinto (Santa Luzia).
Outras quatro escolas encontram-se em reforma desde a gestão do governo passado: 13 de Setembro, Elza Breves, Maria das Neves Resende, Severino Cavalcante. Nesta última, as aulas não iniciaram ainda em função da conclusão das obras. A unidade contará com um Calendário Escolar diferenciado.
CENSO ESCOLAR
Segundo dados do Censo Escolar 2014, em Roraima, na Capital são 42.037 alunos. No interior, 18.233 (12.035 nas sedes administrativas dos municípios e na zona rural, 6.198) e na área indígena, 14.161 estudantes.