- 29 de outubro de 2024
Amazonas ajuda com bombeiros
Marcelo Marques
Do G1 RR
Bombeiros do Amazonas serão deslocados para municípios (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)
Bombeiros do Amazonas serão deslocados para interior do estado (Foto: Marcelo Marques/G1 RR)
Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros do Amazonas chegaram a Boa Vista no início da noite desta sexta-feira (20) para reforçar a Corporação de Roraima no combate a incêndios florestais. No total, 46 homens vão apoiar algumas equipes do estado que já se encontram em quatro municípios.
Caminhões-pipa e de logística, uma autobomba tanque, motocicletas e equipamentos darão suporte para impedir os focos de incêndio. No dia 13 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) decretou estado de emergência em razão da seca no estado.
"Devido aos números de focos de incêndio e a estiagem permanente em Roraima, a tropa do Amazonas, que veio com uma estrutura eficaz, tem o propósito de nos ajudar a fazer uma ação preventiva e evitar o pior. O nível do Rio Branco é um dos mais baixos já registrados, o que nos preocupa", disse o coronel Cláudio Amaral, comandante dos Bombeiros de Roraima.
Ainda de acordo com ele, a Corporação do estado está se preparando cada vez mais para garantir a segurança da população contra os incêndios que atingem as áreas mais secas.
Oficiais e praças vão atuar em conjunto com Bombeiros do Amazonas (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)
"Decretação de situação de emergência já é uma realidade no estado. Estamos buscando o reconhecimento do governo federal para enviar recursos e ajudar os municípios mais atingidos pelo fogo. Até a piscicultura é afetada pela estiagem. Mas contamos com o apoio dos bombeiros do Amazonas, que estão aptos para essa tarefa", revelou.
Os 46 homens do Amazonas se deslocarão para os municípios de Iracema, Alto Alegre, Mucajaí e Amajari. "Eles irão reforçar o apoio aos militares que estão diuturnamente nessas bases no interior para impedir a propagação de incêndios que vão surgindo e 'engrossar a fileira' nesses locais", reiterou.
Fernando Sérgio, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, disse que o efetivo dará apoio logístico e técnico, além de instruir parte da documentação de Defesa Civil para adquirir recurso federal.
"Contamos com viaturas operacionais de combate a incêndio, motocicletas e caminhonetes.Trabalharemos em conjunto sob orientação e determinação do Comando de Roraima. Vamos contribuir e minimizar esses danos e sofrimento devido à estiagem no estado que acarreta diversas situações", relatou, complementando que não há data de retorno da tropa para o Amazonas.
De acordo com a PrevFogo do Ibama, em janeiro foram registrados 344 focos de calor no estado.