00:00:00

Vacinação

Sábado, Dia D de mobilização contra o Sarampo em 14 municípios.


Amanhã RR contra o Sarampo

Para proteger o estado de possíveis novos casos de sarampo e melhorar a cobertura vacinal, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) preparou para sábado, dia 21, o dia “D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo nos 14 municípios do Interior.

A data para esta ação foi acordada no início deste mês em reunião com os 15 municípios, juntamente com representantes do MS (Ministério da Saúde), que vieram ao estado para treinar técnicos e elaborar estratégias de bloqueio para a transmissão da doença em Roraima.

A coordenadora-geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, ressalta que todos os municípios e inclusive a Capital estão abastecidos com as doses da vacina e, portanto, preparados para o Dia “D” neste sábado. “Desde o último dia 14, foram intensificadas as vacinações e estas estão disponíveis durante a semana, em todos os postos de Saúde da Capital e do Interior”, informou.

A coordenadora ressalta que o Dia D é importante por dar mais alcance vacinal às pessoas que não podem ir ao posto de Saúde durante a semana. “Sábado, 21 de fevereiro, todos os locais de vacinação do Interior do estado, estarão abertos para realizar intensivamente a vacinação durante todo o dia”, disse a coordenadora ao ressaltar que o sábado é um dia em que as pessoas têm mais tempo.

Na última campanha realizada contra a doença, a meta era vacinar 95% do público-alvo (crianças entre seis meses e cinco anos), entretanto a campanha, depois de prorrogada por duas vezes, encerrou com 70% do público-alvo vacinado. “A ideia deste dia D é alcançar a meta estabelecida e assim ter um estado altamente imunizado contra o Sarampo”, disse a coordenadora, enfatizando o importante papel da sociedade para esta imunização e por isso pede para que os pais priorizem este dia e levem os filhos para serem vacinados.

Roraima registrou um caso da doença, por isso é importante que todas as crianças sejam vacinadas e assim para garantir que a doença não volte a ser registrada no estado. “O Sarampo é uma doença que pode se agravar, portanto a população precisa ter noção dessa gravidade e buscar a imunização”, explica Daniela.

SARAMPO 

O Sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio de vacina.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta