00:00:00

Mais Médicos 2015

Programa Mais Médicos preenche 100% das vagas disponíveis para RR.


Mais profissionais chegando

O resultado da primeira chamada de 2015 do programa Mais Médicos para Roraima, houve a completa adesão das 10 vagas ofertadas pelo MS (Ministério da Saúde) para dois municípios. As nove vagas para Boa Vista e uma vaga para o São João da Baliza, foram todas preenchidas. Os médicos inscritos são todos profissionais com CRM (Conselho Regional de Medicina) do Brasil que irão atuar na Atenção Básica.

Desde o anúncio do resultado ocorrido dia 11, a Capital têm recebido documentos de médicos e posterior validação no sistema. Os médicos selecionados nessa primeira chamada têm até o dia 20 para formalizar a adesão ao programa.

Caso algum profissional não cumpra o período de apresentação, o candidato perderá a vaga, que voltará a ser ofertada em uma nova chamada prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro. Ao todo, são cinco etapas para adesão, uma forma encontrada pelo Ministério da Saúde de preencher as vagas ofertadas ao Brasil.

Segundo o cronograma, a terceira chamada está prevista para os dias 17 e 18 de março. Só a partir dessa etapa é que serão oferecidas vagas para médicos com diploma expedido no exterior e posteriormente para médicos estrangeiros.

O membro da Coordenação Estadual do Programa em Roraima, Ipojucan Costa, espera que a validação aconteça logo na primeira fase. “Os 10 novos profissionais irão somar com os 136 médicos participantes do Programa que já estão no Estado”, destacou.

Ele informou que os médico terão que atender no município por três anos, podendo prorrogar por igual período apenas uma vez. Costa explica que o Ministério da Saúde estabelece critério para ofertar vagas de médico no município. A justificativa é para explicar o porque que os demais municípios não foram contemplados. O MS leva em conta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o grau de vulnerabilidade, o fator econômico, entre outros critérios.

Costa informa que a Coordenação Estadual planeja para este ano um workshop, para abordar sobre o programa federal aos gestores municipais de saúde. “Queremos apresentar o desempenho dele, além de saber a avaliação municipal na execução. A ideia é envolver os gestores do municípios para ajudar no acompanhamento do programa que é avaliado mensalmente pelo MS e Coordenação Estadual”, explicou.

Sobre o Mais Médicos em Roraima, a avaliação é positiva. Ele complementou que, por longos anos sem médicos nas unidades básicas suficientes, o Estado permaneceu com um vazio assistencial grande. “Estamos com 100% de cobertura em todas as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Em pensar que nas comunidades indígenas não havia médico e com o programa todas as comunidades indígenas passou a contar com um profissional. Isso demonstra a ampliação do acesso da assistência à população”, ponderou.

Ele reconheceu que a atual estrutura precisa melhor se organizar, algo que a atual gestão busca intensificando esforços, para atuar como o modelo preconizado de Atenção à Saúde. “Resolvemos o número de médicos. Esse ano queremos focar na qualidade das equipes de saúde conforme as Diretrizes”, observou.


 


 

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta