- 29 de outubro de 2024
PMDB à frente das reformas
Nesta quarta-feira, dia 11, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), subiu na tribuna do plenário para exaltar o protagonismo do PMDB dentro do quadro político-econômico brasileiro, uma vez que o mesmo passa por um momento de união com as eleições dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ambos do partido. “O papel do PMDB é fundamental para o Congresso ser proeminente, ser vanguarda no pilar da busca pelo crescimento econômico do e destravamento do País para melhorar a legislação para melhor a vida dos brasileiros”, afirmou o senador.
Segundo ele, com o governo vivendo um momento de dificuldades, tendo que adotar medidas de ajuste fiscal, tirando direitos dos trabalhadores, o Legislativo deve ter uma função de modular e ajustar as medidas encaminhadas para que não haja cortes abruptos nas leis sociais e previdenciárias. Ou seja, os parlamentares poderão construir um entendimento para que as medidas editadas pelo governo possam ser melhoradas. “O Brasil, conseguiu avanços socais com votações importantes no Senado, em que muitas vezes se defendeu posições incompreendidas pelo governo. Mas, no final, dentro da convergência, dentro da construção, cedendo um pouco de um lado, o governo cedendo de outro, a gente conseguiu avançar em pontos extremamente importantes”, destacou.
Já dentro de um contexto macroeconômico e com o PMDB no comando das Casas Legislativas, o Congresso poderá ter a oportunidade de ser uma espécie de “animador econômico”, legislando sobre temas que são necessários à economia, como a geração de emprego, a ampliação das concessões, a retomada da credibilidade, a segurança jurídica e do incentivo ao empresário.
No campo político, Jucá ressaltou que o Congresso, junto com um PMDB unido, é fundamental na reforma política, com um entrosamento do partido. “Quero aqui registrar o papel do vice-presidente da República, Michel Temer, que tem sido de aglutinação, que tem sido um ponto de equilíbrio, com sua experiência de pauta dessas discussões, explicou”.