00:00:00

Polícia Ambiental

Em cinco anos de atuação, Cipa retirou mais 300 garimpeiros da atividade ilegal.


Cipa retira 300 garimpeiros

A Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) Monte Roraima da Polícia Militar de Roraima comemora nesta quarta-feira, dia 11, cinco anos de criação. Desde que foi implantada no Estado, a companhia atua em parceria com instituições públicas estaduais e federais.

Dentre as missões da Cipa Monte Roraima, está a fiscalização na exploração florestal, transporte e o comércio de pescado, desmatamento e queimadas, os criadouros de animais silvestres e as atividades de piscicultura. Além de coibir as atividades poluidoras do meio ambiente, combater a caça ilegal, combate a poluição sonora e implementação de campanhas educativas na área ambiental, entre outros.

Sob o comando do major PM, Miguel Arcanjo, a Cipa conta atualmente com 29 policiais militares que atuaram nestes cinco anos em 102 operações com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis), 62 operações com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), 32 com a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

E ainda, 21 operações com a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), 13 com a Funai (Fundação Nacional do Índio), duas com a Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras) e uma operação com a Superintendência do Patrimônio da União. Além de outras ações realizadas com MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima).

AÇÕES - Em cinco anos, mais de 300 garimpeiros que praticavam a atividade ilegal em áreas indígenas foram retirados dos locais e 200 deles apresentados na Polícia Federal para providências. No ano de 2014, a Cipa destruiu ainda 28 balsas, que serviam de base para garimpeiros na reserva Yanomami, na cabeceira do rio Uraricoera.

Segundo o major Arcanjo, 800 tartarugas foram apreendidas com caçadores e devolvidas ao meio ambiente e mais de oito mil quelônios foram soltos após a desova. Mais 70 armas de fogo usadas de forma ilegal para caça foram recolhidas, juntamente com seis motosserras, 12 canoas e seis motores de popa.

“Foram muitas as ações que realizamos nestes cinco anos e, com certeza, ainda temos muito a realizar de acordo com as atribuições da Companhia e seguindo as diretrizes do Comando geral da Instituição”, afirmou o major Arcanjo.

Aniversário

Em comemoração aos cinco anos de criação, a Cipa Monte Roraima realiza amanhã, dia 11 de fevereiro, a 1ª Corrida Monte Roraima. O percurso será na área interna do parque, totalizando 5km. O trajeto será feito na modalidade de corrida de aventuras onde a pista apresenta obstáculos como depressões, escadas, água, entre outros.

O evento visa promover a prática de atividades desportivas e reforçar os laços entre a Polícia Militar de Roraima e a população roraimense. A Cipa disponibilizou 300 vagas que já foram preenchidas, porém, a comunidade pode participar. Os candidatos inscritos doaram 1Kg de alimento não perecível.

A concentração será a partir das 16 horas em frente à sede da companhia, no Parque Anauá. No final do evento haverá a premiação, com troféus, dos três primeiros colocados e com medalhas aos participantes.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta