00:00:00

Operação Carnaval

Ipem fiscaliza qualidade dos preservativos vendidos na Capital.


Preservativos bons para festa

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) deflagrou a operação Carnaval nesta segunda-feira, dia 9. O objetivo da ação é verificar se os preservativos masculinos colocados à venda estão dentro das normas exigidas pela legislação.  Fiscais do órgão continuarão percorrendo drogarias, supermercados e demais estabelecimentos da Capital até a sexta-feira, dia 13, data de encerramento da operação.

A agente fiscal Gilene Cavalcante frisou que durante a ação são verificadas uma série de fatores como, o prazo de validade do produto, origem e o nome do fabricante ou importador. Além disso, todas as informações contidas na embalagem devem estar em local visível e em língua portuguesa. “Caso o consumidor se depare com alguma irregularidade, ele deve entrar em contato com o Ipem, por meio do número 0800-280-9590”, informou.

A gerente de um dos estabelecimentos fiscalizados, Tatiane Viana, destacou a importância da ação. “A qualidade dos preservativos deve ser verificadas com frequência, pois se não estiverem de acordo com as normas, podem facilitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo provocar uma gravidez indesejada”, comentou.

Em um dos estabelecimentos visitados, além da fiscalização dos preservativos, foram recolhidos alguns brinquedos, pois não apresentavam selo de advertência para crianças com até três anos.

O presidente do Ipem, Lenon Lira, informou que os produtos serão recolhidos e que o proprietário tem até 10 dias para apresentar as notas fiscais. “Os produtos que não estiverem dentro das determinações exigidas por lei são apreendidos e os responsáveis autuados. Eles terão um prazo de 10 dias para apresentar a documentação de origem do produto e a nota de compra”, anunciou.

Lira destacou que a operação encerra na sexta-feira, dia 13. “Nosso objetivo é terminar a ação antes do início no Carnaval, pois neste período os estabelecimentos registram uma alta nas vendas deste produto. A ação é importante, pois com preservativos certificados evita-se a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”, destacou.

OPERAÇÃO 

O presidente do Ipem destacou que a ação é de âmbito nacional. “O Ipem é um órgão delegado ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Todos os dados coletados durante a fiscalização são registrados no sistema nacional. Essa operação ocorre todos os anos antes do Carnaval”, explicou.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta