- 29 de outubro de 2024
A partir de uma recente visita ao município de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hipérion Oliveira vai elaborar um projeto que estimule o setor produtivo roraimense, uma vez que não há uma política instituída no Estado.
A visita partiu da premissa de que o município de Lucas do Rio Verde é um dos maiores pólos produtores de grãos, leite, suíno e gado, que contribui para a elevação do PIB (Produto Interno Bruto) e, consequentemente, melhora o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “E também é um município referência na conservação do meio ambiente”, disse Oliveira, ao declarar que o encontro colaborou para dar publicidade ao estado de Roraima.
Dessa forma, o secretário pretende incentivar a vinda de investidores para Roraima, uma vez que enquanto se faz a colheita de grãos no município de Lucas do Rio Verde, aqui no Estado é o momento de iniciar o plantio. “A ideia então é atrair esses investidores para plantar em Roraima e assim eles terão duas colheitas no ano e o nosso Estado passará a produzir em larga escala”, enfatizou Oliveira, ao informar que um projeto está sendo elaborado em parceria com outros órgãos da estrutura de Governo.
Oliveira disse que a intenção é adotar o modelo econômico, social e ambiental de Lucas do Rio Verde, que integrou de forma sustentável o crescimento econômico. "A meta é incentivar as exportações em Roraima, já que há toda a logística, como estradas pavimentadas e curta distância entre Amazonas, Venezuela e outros países", destacou.
Conforme ele, apenas 10% dos campos próprios para o plantio em Boa Vista, por exemplo, estão ocupados (plantados). “Temos condições para plantio e infraestrutura para aumentar a produção no estado”, observou.
VISITA
Oliveira também esteve em Brasília (DF) e lá articulou a vinda dos ministros da Pesca e do Trabalho. Manoel Dias, que é do Ministério do Trabalho, deve vir a Roraima ainda no mês de março para tratar do projeto Universidade do Trabalho, com curso de nível superior para o produtor rural por meio da plataforma da Univirr (Universidade Virtual de Roraima).
Já o ministro Helder Barbalho, da Pesca, deve vir a Roraima em maio com o objetivo de fortalecer a piscicultura no estado e ocupar o mercado amazonense com a produção de peixes. “Em Roraima não existia uma política para o setor produtivo e o novo Governo tem como meta estimular o crescimento econômico e produtivo do estado”, frisou.