- 29 de outubro de 2024
DI em recuperação
Na manhã desta sexta-feira, dia 6, a governadora Suely Campos presidiu a abertura dos trabalhos da primeira reunião de 2015 do Conselho Diretor do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado de Roraima. O evento ocorreu no Centro de Atividades do Trabalhador do Sesi (Serviço Social da Indústria), localizado no Distrito Industrial.
Acompanhada dos demais membros do conselho, a governadora, que é presidente do órgão, realizou um tour pelo Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte. No local hoje existem 163 empresas, destas, 76 estão em pleno funcionamento, 16 em fase de implantação, outras 35 receberam lotes, mas ainda não iniciaram as atividades e 36 estão desativadas.
Durante o breve tour, foi possível detectar o abandono do local, em especial a falta de estrutura nas vias de acesso, falta de segurança e de limpeza. Para mudar esse cenário e alavancar as atividades do setor, será necessário resolver de imediato alguns entraves, como o pagamento de dívidas herdadas da gestão anterior na ordem de R$ 2 milhões, além da regularização da questão fundiária, melhoria da infraestrutura, asfaltamento, esgoto sanitário e energia elétrica.
“As atividades do Fundo de Desenvolvimento não estavam acontecendo. Existem dívidas desde 2012 que vamos ter que sanar. O Governo vai trabalhar para dar toda a estrutura necessária para o Distrito Industrial, pois os empresários aqui instalados estão gerando empregos e colaborando para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou Suely Campos.
As atividades das empresas instaladas hoje no Distrito Industrial variam entre vendas e mecânica de máquinas pesadas e agrícolas, produção de cerâmica e tijolos, madeireiras, empresas de transporte em geral, fábricas de arroz, entre outras.
Segundo o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Alexandre Henklain, (presidente substituto do conselho), a prioridade inicial será a ocupação dos 160 lotes hoje disponíveis no Parque Industrial. “A intenção é que empresas com capacidade financeira e técnica possam se instalar no local, mediante a aprovação dos projetos pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial”, destacou Henklain.
Na pauta da primeira reunião do ano, também consta a apresentação das linhas de ações e operacionalização do FDI, atribuições dos conselheiros, apresentação da prestação de contas 2014, proposta orçamentária 2015, concessão de lotes e análise de pleitos de novas empresas.
FDI
O Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) foi instituído por meio da Lei 232 de 30 de setembro de 1999, com o objetivo de fomentar as atividades industriais e agroindustriais no estado. As formas de incentivo aos setores da Indústria e Agroindústria vão desde a concessão de lotes, repasse de estrutura para armazenamento de produtos e materiais além do repasse de 75% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) concedido às empresas.
Compõem o Conselho Diretor do FDI, além da presidente, a governador Suely Campos, representantes da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento), Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Aferr (Agência de Fomento do Estado de Roraima), Fier (Federação das Indústrias de Roraima), Faer (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima), Facir (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Roraima) e da Câmara Brasileira de Indústria.