- 29 de outubro de 2024
Programa ficou sem dinheiro
A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) pretende reestruturar e fortalecer a Rede Cegonha em Roraima. O trabalho foi iniciado, nesta quarta-feira, dia 4, com o primeiro encontro entre técnicos e gestores responsáveis pelas ações no Estado.
Durante a reunião foram apresentados os projetos executados até o momento e as ações pendentes. Foram identificadas várias ações que deixaram de ser executadas na gestão anterior, que somam pelo menos R$ 2,6 milhões, provenientes do Ministério da Saúde, para a Rede Cegonha, mas que por falta de planejamento não foram aplicados.
A Rede Cegonha foi instituída pelo Ministério da Saúde (MS), em todos os estados brasileiros. É executada em todas as regiões, e é responsável pelo trabalho de recebimento e acompanhamento de mulheres em período gestacional desde o início da gestação até a realização do parto.
A Sesau coordena, assessora e gerencia a execução das ações nos município, buscando medidas que assegurem a adequada aplicação dos recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. “O primeiro diagnóstico mostra que exames laboratoriais, ultrassonografias e análises por imagem deixaram de ser realizados, na gestão anterior, embora os recursos tenham sido repassados pelo MS, ou seja, a população poderia ter sido atendida com maior amplitude e eficácia, mas infelizmente não houve esse compromisso com as diretrizes da Administração Pública. Agora iremos verificar junto ao apoiadores do MS, em Roraima, o que poderá ser feito para reverter essa situação e buscar a reprogramação dos recursos para as ações em 2015”, explicou o secretário adjunto de Saúde, Paulo Linhares.
Participaram representantes do Comitê Estadual da Rede Cegonha e das principais coordenações da Secretaria de Saúde, entre elas Atenção Básica, Atenção Especializada, Planejamento, Urgência e Emergência, e representantes do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN).
Segundo o coordenador geral de planejamento, Fredson Bento, esse primeiro encontro foi um momento de apresentação das ações no Estado. “A Rede Cegonha envolve todos os municípios de Roraima, trata-se de uma rede coordenada pela gestão estadual, por isso precisamos tomar pé de todos os projetos e ações que foram executados, e aqueles que estão em andamento, para definirmos como iremos proceder daqui para frente”, observou.