00:00:00

Monitoramento

Caer faz monitoramento da qualidade da água do rio Branco.


Rio Branco e tributários em exame
 
O controle da qualidade da água fornecida pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) inicia pelo monitoramento da água bruta captada do rio Branco. Na manhã desta quinta-feira, dia 5, os trabalhos de coleta de água para análises foram intensificados. Foram mais de 15 pontos de coleta de água compreendendo todos os afluentes da bacia do rio.

Segundo o presidente da Caer, Danque Esbell, a companhia vai passar a monitorar além do rio Branco, todos os igarapés que contribuem para a formação dele. “Vamos intensificar o monitoramento, com o objetivo de acompanharmos a qualidade do rio e da água que tratamos e comercializamos” disse.

Ele explicou que esse trabalho faz parte das ações que a Caer vai promover para preservação ambiental e o uso racional da água. “Não é porque estamos em cima da maior bacia hidrográfica do mundo que podemos descuidar. A OMS [Organização Mundial da Saúde] recomenda que seja feito o PSA (Plano de Segurança da Água), mas embora seja apenas uma recomendação, estamos nos antecipando e pondo em prática, já com levando em consideração a nossa preocupação com o meio ambiente”, explicou.

As amostras coletadas serão encaminhadas para os laboratórios da companhia para análises físico-químico, bacteriológico e de soluções. Essas análises vão qualificar a água conforme as classificações estabelecidas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Segundo a química industrial da Caer, Conceição Rocha, as águas do rio Branco são próprias para consumo humano. “Conforme as análises que já fizemos, o rio Branco, no ponto de captação da Caer, está na classe 2, ou seja, com água adequada para consumo humano após tratamento convencional”, explicou.

Para garantir a continuidade da qualidade dessas águas, as coletas serão realizadas semanalmente em diversos igarapés da cidade e do rio. O trabalho também será feito nos municípios do Interior.

QUALIDADE 

A Caer mantém um rigoroso controle da qualidade da água que trata. Os resultados das análises feitas nos laboratórios da empresa seguem para órgãos de controle estadual e municipal, além do Ministério da Saúde.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta