- 29 de outubro de 2024
Jucá reeleito vice-presidente
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi reeleito segundo vice-presidente do Senado Federal para um mandato de mais dois anos. A eleição foi realizada nesta quarta-feira, dia 4, por causa da nova legislatura que começou no dia 2 de fevereiro. O nome do senador era da concordância nas duas chapas que foram inscritas para a eleição, onde houve dissenso em quase todos os cargos para as secretarias da Mesa Diretora. “Legitimamente a chapa está eleita, agradeço a confiança das senadoras e dos senadores para me reelegerem como vice-presidente do Senado e vamos trabalhar para reconstruir e retomar um clima de entendimento. Vamos ter um ano difícil de muitos desafios para o País, muitas crises políticas, então será preciso ter a condição plena para trabalhar unido e focado em melhorar a vida do brasileiro”, afirmou o senador.
Com 46 votos favoráveis, 1 abstenção e 2 votos negativos, a Mesa que vai dirigir os trabalhos do Senado para o biênio 2015-2016 é a seguinte: primeiro-vice-presidente, Jorge Viana (PT-AC); segundo-vice-presidente, Romero Jucá (PMDB-RR); primeiro-secretário, Vicentinho Alves (PR-TO); segundo-secretário Zezé Perrela (PDT-MG); terceiro-secretário, Gladson Cameli (PP-AC); quarto-secretário, Ângela Portela (PT-RR). Para os cargos de suplência, foram eleitos: Sérgio Petecão (PSD-AC); João Alberto Souza (PMDB-MA) e Douglas Cintra (PTB-PE). Ficou vaga a terceira suplência.
Jucá explicou que, entre as atribuições do vice-presidente está, além da substituição do presidente do Senado em suas ausências, articular um trabalho técnico no sentido de atuar em temas econômicos, construir entendimento político e dar encaminhamento às votações. Entre os temas que precisam ter a discussão retomada, estão a convalidação de todos os incentivos fiscais da indústria e dos serviços; as regras para o comércio eletrônico nos Estados e municípios; a reforma política; e todas medidas provisórias encaminhadas pelo governo. “Temos um desafio grande a nossa frente: criar um ambiente econômico favorável no Brasil, fazer a reforma política, que está sendo recorrentemente cobrada pela sociedade e evitar as perdas dos direitos sociais dos trabalhadores”, disse.
No cargo de segundo-vice presidente do Senado, Romero Jucá exercerá também a função de vice-presidente do Congresso Nacional.
Na próxima semana, o Senado começará a discutir os blocos partidários que serão formados, além da definição das presidências e dos membros das comissões temáticas.