- 29 de outubro de 2024
Homenes e mulheres com a doença
No Dia Mundial de combate ao Câncer, 04 de fevereiro, um alerta para a sociedade roraimense: tem aumentado o número de pessoas com a doença em todo o estado. Os tumores de pulmão e próstata são os mais comuns no sexo masculino, enquanto, que no sexo feminino, as maiores ocorrências são de mama e colo do útero. Para os dois sexos o mais comum é o melanoma (de pele).
Só no primeiro mês de 2015, cerca de 30 pacientes foram submetidos a intervenção cirúrgica, devido alguma lesão de alto grau, o que significa que foram quase uma cirurgia por dia. “A satisfação é que todas as cirurgias foram bem-sucedidas. Realizamos todo o tipo de cirurgia e trabalho, exceto, ainda, Radioterapia”, disse o mastologista Anderson Benetta.
A cada ano a procura pelos serviços da Unacon (Unidade de Alta Complexidade Oncológica de Roraima), da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) tem aumentado. “As mais preocupadas com a saúde são as mulheres, ao contrário dos homens que são mais descuidados, porque ao perceber a doença a gravidade está elevada. O diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de cura são maiores”, ressaltou.
Para o especialista, para não evoluir um câncer a pessoa precisa evitar bebida alcoólica, cigarro, praticar exercícios físicos e participar dos programas de rastreamento realizados todos os anos. “Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame de mama e o preventivo todo ano. Os homens acima de 50 anos fazerem o exame de próstata”, orientou Benetta.
O mastologista lembrou que há muita incidência de jovens com câncer na própria unidade e isso não é comum. “O diagnóstico precoce e importante para ter chance de cura”, reforçou.
CREDENCIAMENTO – O Departamento de Políticas Oncológicas da Sesau informou que uma das metas deste ano é credenciar no Ministério da Saúde o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM). Com isso, a unidade além de ser referência no Estado para diagnóstico e tratamento de lesões precursoras do câncer de mama e do colo de útero, ela receberá recurso federal para ampliar os serviços e o atendimento e melhorar os equipamentos da unidade.
Segundo a diretora do Departamento Oncológico, Monique Alves, o projeto está na fase inicial, estão em análise como proceder com celeridade. “Com o credenciamento a unidade poderá receber R$ 30 mil, a ser utilizado na infraestrutura, equipamento e material permanente”, frisou.
Ainda conforme ela, outro foco será o fortalecimento do trabalho contra o tabagismo e ampliar a cobertura para pacientes considerados incuráveis tratados pela equipe de suporte paliativo.
Tratamento aos pacientes com câncer
A Unacon, que fica no HGR (Hospital Geral de Roraima) realiza cirurgias oncológicas, atendimentos médicos e consultas nas áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social.
Roraima conta com equipe médica especializada em tratamento oncológico, sendo que credenciada junto ao Ministério da Saúde e desde então segue todas as normativas e orientações do Inca (Instituto Nacional do Câncer) no que diz respeito ao diagnóstico, tratamento e controle da doença.
Dos atendimentos médicos e consultas, a equipe realiza ainda visitas domiciliares aos pacientes em fase terminal. Para alcançar os resultados esperados, trabalha em conjunto com as diversas coordenações do HGR (terapia e suporte, serviço social, CTI, centro cirúrgico e emergência).
Por ser considerado um serviço específico e de alta complexidade a Unidade atende somente casos confirmados ou fortemente suspeitos de câncer, cabendo a investigação inicial às clínicas básicas.
Hoje, a Unacon oferece diversos tratamentos, os únicos tratamentos específicos feitos fora de domicílio são a radioterapia e transplante de medula óssea.