- 29 de outubro de 2024
MS capacita profissionais
Dentre as ações de prevenção, controle e combate ao sarampo, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realiza nesta terça-feira, dia 03, um treinamento médico-hospitalar para profissionais da Saúde. A ação conta com a presença de dois profissionais do Ministério da Saúde (MS) e ocorrerá no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima).
Deverão participar da capacitação pelo menos 80 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos, bioquímicos e farmacêuticos, que atuam nas unidades de saúde públicas e particulares.
Conforme a coordenadora geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Daniela Souza, o treinamento faz parte do protocolo de ações estabelecido pelo MS. “Quando fizemos a notificação do primeiro caso confirmado de sarampo em Roraima, já recebemos a confirmação do Ministério da Saúde de que seria feito esse trabalho de atualização clínica para os profissionais de saúde que atuam no Estado, tanto nas unidades públicas quanto particulares”, esclareceu.
Os profissionais que vão participar da capacitação são dos municípios de Boa Vista, Pacaraima e Bonfim. “Ampliamos a capacitação para os trabalhadores que atuam nas áreas de fronteira, pois como o primeiro caso foi de um paciente que veio de outro Estado, precisamos que todas as portas de entrada e saída tenham equipes cientes do trabalho desenvolvido neste momento em relação ao sarampo”, complementou.
Durante três horas os profissionais de Saúde receberão informações sobre atualização para verificação de surto de sarampo, diagnóstico, coleta de material, vacinação.
Para o epidemiologista e técnico da Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Fabiano Marques, será um momento de troca de conhecimentos e também de tirar dúvidas. “Entendemos que essa atualização é fundamental para que os profissionais de saúde do Estado saibam qual a atual realidade do sarampo no Brasil e no mundo, ou seja, é uma atualização clínica importantíssima, uma vez que o último registro da doença foi há 17 anos”, disse.
Após a capacitação os representantes do MS irão participar de reuniões com profissionais de Saúde, e do trabalho de busca de prontuários nas unidades da Rede de Atenção Básica, HGR, Policlínica Cosme e Silva e na Maternidade. A busca será feita também em hospitais e laboratórios particulares.
Ao final dos trabalhos, o Ministério da Saúde espera que os profissionais de saúde de Roraima sigam os protocolos adotados como medidas de prevenção e controle. “Pretendemos buscar primordialmente sensibilizar os profissionais para diagnosticar o caso suspeito de sarampo e já iniciar as medidas de prevenção e controle, que incluem o bloqueio vacinal nos casos daqueles pacientes que tiveram contato com caso suspeito e confirmado, pois com a vacinação feita em até 72 horas, se tem a garantia de que a doença não será transmitida”, salientou.
HISTÓRICO
Depois de 17 anos foi confirmado um caso de sarampo em Roraima. O paciente, um homem de 40 anos, foi infectado na cidade de Fortaleza, durante viagem de férias. Morador do bairro Centenário ele foi atendido em um hospital particular e posteriormente recebeu todo o acompanhamento das equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica.