- 29 de outubro de 2024
Foco é votar orçamento, diz Jucá
Brasília - O senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou nesta segunda-feira, dia 2, após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos, que o Orçamento Geral da União para 2015 está pronto para ser votado e espera apenas a retomada dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional. “Estamos apenas aguardando o plenário do Congresso. A peça orçamentária está pronta para ser votada”, afirmou o senador. Ele explicou, no entanto, que deverá haver uma sessão para votação dos vetos presidenciais que estão trancando a pauta para posteriormente abrir caminho ao Orçamento.
Em entrevista coletiva concedida aos jornalistas, o senador afirmou que, de forma regimental, não há como abrir prazo para apresentação de emendas dos novos parlamentares que foram empossados na sessão de ontem. No entanto, o governo pode, após a sanção presidencial do Orçamento, enviar um projeto de suplementação orçamentária destinando recursos - em tese - para atender pleitos dos novos parlamentares. “O Orçamento já extinguiu sua ação na CMO, o prazo foi no ano passado, e portanto a peça orçamentária está pronta para ser votada. Mas este é um processo além e após o Orçamento que deverá ser votado agora”, afirmou o senador.
Jucá, que é relator do Orçamento pela terceira vez, deverá ser reeleito amanhã, dia 3, vice-presidente do Senado Federal, em sessão de votação da Mesa Diretora marcada para às 10 horas da manhã.
Orçamento
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou por unanimidade no dia 22 de dezembro o relatório final do senador Romero Jucá ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015 - Projeto de Lei do Congresso 13 de 2014.