- 29 de outubro de 2024
Carnaval com ações policiais
Policiais nas ruas, fiscalizações no trânsito e monitoramento por câmeras serão empregados para garantir a segurança do cidadão no período de Carnaval, de 13 a 17 de janeiro. Essas são algumas das medidas que foram decididas durante a primeira reunião deste ano, do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), presidido pelo secretário de Segurança Pública, Januário Lacerda, nesta última sexta-feira, dia 30.
A reunião contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Santos Filho e oficiais da corporação, da delegada geral de Polícia, Haydèe Magalhães, do Inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal, Reginaldo Conrado, e representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), da Secretaria da Justiça e da Cidadania, da 1ª Brigada de Selva, da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), da Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) e da Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura).
Inicialmente, toda a estrutura do GGI foi apresentada aos novos chefes de Polícia de Roraima. Posteriormente foi discutido o planejamento para as ações de segurança do Carnaval, horários de início e encerramento e os recursos material, financeiro, humano e logístico a serem aplicados.
A Delegacia Geral de Polícia Civil (DG) reforçará o esquema de segurança no período, com uma equipe diária formada de dois delegados, seis agentes e dois escrivães de Polícia, além de uma equipe do GRT (Grupo de Resposta Tática) e do Pronto Emprego.
Segundo a delegada geral, Haydèe Magalhães, essas equipes vão atender somente as ocorrências referentes ao Carnaval, ocorridas no perímetro do evento. Procedimentos como Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), crimes considerados de menor potencial ofensivo e de Auto de Prisão em Flagrante, serão atendidos por essas equipes no local.
"As demais ocorrências que não são relacionadas ao Carnaval, devem ser levadas aos distritos policiais e para os dois Plantões Centrais. Nossa meta é trabalharmos para que seja um evento tranquilo, com muita segurança para o cidadão", disse.
O comandante da Polícia Militar, coronel Santos Filho, disse que diariamente serão empregados entre 120 a 150 policiais durante o período de Carnaval, sem prejuízo do policiamento normal que, também, será fortalecido.
"A PM vai atuar tanto na Capital quanto no Interior, de forma que já foram acionados os dois comandantes destas duas áreas para que possamos atender a demanda. Quanto ao Carnaval em Boa Vista recebemos as informações durante a reunião do GGI e já tínhamos um planejamento prévio que será melhorado e otimizado em virtude dessas informações, disponibilizando um contingente que atenda na Capital e no Interior", disse.
A diretora de Segurança do Detran, Angélica Janeska, destacou que ao longo do período carnavalesco serão intensificadas as ações de fiscalizações no trânsito, com o uso de etilômetro, visando coibir a embriagues ao volante e imprudências por parte de motoristas.
"Alertamos aos motoristas sobre a importância de uma direção defensiva, com responsabilidade. Caso o motorista for dirigir, que não beba. Desta forma, muitas tragédias podem ser evitadas", disse.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Reginaldo Conrado, também destacou a importância do motorista dirigir com cautelas e informou que ações de fiscalizações serão realizadas na BR-174, trecho Sul, entre Boa Vista até Rorainópolis.
O secretário de Segurança Pública, Januário Lacerda, fez uma avaliação positiva das discussões e observou que cada Instituição de Segurança já havia planejado as ações que realizaria e que através do GGI, essas ações estão sendo integradas, compartilhadas, otimizando recursos e ofertando mais segurança ao cidadão.
"A Secretaria de Segurança Pública fará uma consulta com as comarcas do Interior para saber como serão disciplinadas as questões de horários para crianças e adolescentes durante o evento. Todo o Sistema de Segurança Pública estará atuando de forma integrada, com uma presença maciça nas ruas, com fiscalizações e com o suporte tecnológico, que são as câmeras de monitoramento", explicou.
GGI
O Gabinete de Gestão Integrada é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam em um município. Expressa o desenvolvimento de uma nova concepção de gestão, na qual todos participam ativamente das propostas, implementações, controle e avaliações das ações na seara de segurança pública.