- 29 de outubro de 2024
Empresários querem infraestrutura
Desde que assumiu o governo do Estado, Suely Campos fez da aproximação com o setor produtivo, uma das prioridades de suas políticas de governo. E nesta quarta-feira, dia 28, foi realizada a primeira reunião com produtores de diversos segmentos.
Um dos setores que mais gera emprego e renda no estado, a agroindústria é vista como um importante instrumento para potencializar o desenvolvimento de Roraima. E não é por menos: somente a rizicultura, gera mais de 600 empregos diretos e indiretos e ajuda a incrementar a economia.
A reunião contou com a participação dos representantes das Secretarias de Fazenda, Agricultura e Planejamento, e ainda, da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), Iacti (Instituto de Amparo a Ciência, tecnologia e Inovação), Aferr (Agência de Fomento de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima). Cada representante abordou assuntos de interesse do setor de responsabilidade de cada instituição: respostas imediatas às demandas apresentadas em um encontro no último dia 16.
Entre as principais demandas, a garantia de energia confiável para o arroz irrigado, a melhoria de estradas vicinais e pontes e o cumprimento da Lei estadual 215/98 que dispõe sobre o incentivo fiscal para os empreendimentos agropecuários participantes do Projeto Integrado de Exploração Agropecuária e Agro-industrial. Ela determina que o Governo do Estado subsidie parte dos impostos cobrados pelas empresas para estes segmentos.
Neudo Campos disse que é preciso fazer uma revolução na economia de Roraima. “Essa revolução passa pelo setor produtivo. No meu governo a área plantada de arroz era de 20 mil hectares, isso em 2001. Hoje é de 12 mil. Isso é inaceitável. Nós temos que apoiar. Queremos mais áreas plantadas, mais produção e exportação. E estamos juntos para ajudar os produtores a superar entraves para que juntos possamos recuperar o potencial produtivo do Estado”, declarou.
O presidente da AARR (Associação de Arrozeiros de Roraima), Agenor Faccio, destacou que o interesse da governadora Suely Campos em atender essas demandas é positivo para o setor. “Nós percebemos que este governo quer resolver os problemas dos produtores. Esse é o primeiro passo para que em parceria com o poder público, possamos continuar desenvolvendo Roraima, gerando empregos e renda”, comentou.
A governadora Suely Campos ressaltou que o governo é sensível às reivindicações do setor e que não poupará esforços para atender as pautas apresentadas. “Vamos viabilizar o que for necessário para fortalecer o setor. Hoje colocamos à disposição, a estrutura de governo, com secretários e presidentes de instituições ligadas à produção, dando respostas às demandas que foram apresentadas. Esse é a primeira, de muitas ações que vamos desenvolver para oferecer o que é necessário para o desenvolvimento do setor produtivo”, finalizou.