- 29 de outubro de 2024
A Central de Matrículas do Estado encerrou as atividades nesta terça-feira, dia 27, com a sobra de mais de três mil vagas a serem preenchidas. O mecanismo utilizado todos os anos pela rede estadual de ensino para auxiliar os pais que perdem o prazo de matrícula, funcionou durante seis dias e fez 1.978 encaminhamentos de matrículas.
Durante o funcionamento na escola Monteiro Lobato, a Central disponibilizou mais de cinco mil vagas distribuídas em escolas de Ensino Fundamental (4° ao 9° ano), Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e turmas de Aceleração em 50 escolas da Capital.
Ainda existem disponíveis 3.628 vagas em 45 escolas da Capital. Os pais que por algum motivo ainda buscam vagas, deverão procurar diretamente as instituições de ensino, mais próximas das residências de cada um, a partir do dia 02 de fevereiro. Para efetuar a matrícula na escola, os pais ou responsáveis devem apresentar a Certidão de Nascimento ou o RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência, histórico escolar do aluno e também duas fotos 3x4.
Entre as escolas que ainda oferecem vagas estão: Barão de Parima (EJA e Ensino Médio), Presidente Costa e Silva (Ensino Fundamental 6° ao 9° ano), 13 de Setembro (Ensino Fundamental 5° o 9° ano), Buriti (4° ao 9° ano), Major Alcides (Ensino Médio), Luiz Ribeiro de Lima (EJA e Ensino Médio), Tancredo Neves (Ensino Médio).
E ainda: Ayrton Senna (Ensino Médio), Hildebrando Ferro Bitencourt (Ensino Médio, EJA e Ensino Fundamental 8° e 9° ano), Conceição Costa e Silva (Ensino Fundamental 6° ao 8° ano e EJA), Jaceguai Reis Cunha (EJA e Ensino Fundamental 6° ao 9°), entre outras unidades da Capital.
Segundo informações do Censo Escolar da Educação Básica 2014, em Roraima existem 382 escolas e 74.431 alunos matriculados. Somente em Boa Vista, são 61 escolas e 42.037 estudantes.
ANO LETIVO
Conforme o novo Calendário Escolar, elaborado pela Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos), 2015 contará com 201 dias letivos. Para que seja cumprida a carga horária estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), será necessária a utilização de um sábado por mês até outubro, em função do adiamento do início das aulas, antes previsto para o dia 27 de janeiro.
O primeiro bimestre letivo 2015 inicia dia 23 de fevereiro e segue até 30 de abril totalizando 49 dias letivos. Já o segundo bimestre vai de 02 de maio a 07 de julho, também com 49 dias. O recesso escolar está previsto para o período de 08 a 22 de julho. O terceiro bimestre será o mais longo, com 52 dias e vai de 23 de julho a 30 de setembro.
O quarto e último bimestre inicia dia 1° de outubro e termina 17 de dezembro com 51 dias letivos. A recuperação final, para os estudantes que não alcançarem a média escolar durante o ano será de 18 a 23 de dezembro. As férias escolares estão previstas para o período compreendido entre 24 de dezembro de 2015 e 22 de janeiro de 2016.