- 29 de outubro de 2024
Calor propaga fogo no lavrado
Somente neste final de semana (entre sexta-feira e domingo), o Corpo de Bombeiros atendeu 30 ocorrências de incêndios em terrenos baldios e nos lavrados próximos às áreas urbanas da Capital.
Para atender essa demanda no período de estiagem, que vai de janeiro a março, foram montadas duas equipes extras, com três militares cada. As equipes têm a missão de atender os chamados de pequeno porte, como é o caso dos incêndios florestais e de terrenos baldios. Além dessas equipes, o Corpo de Bombeiros também mantém na Capital dois caminhões de combate a incêndio para intervenção em situações mais graves.
As viaturas do modelo Ranger 4x4, cedidas pelo Governo do Estado, são equipadas com material de combate a incêndio florestal como: bombas-costais, com capacidade para 20 litros de água, abafadores e outros materiais utilizados neste tipo de atividade.
Ainda como parte das atividades de prevenção aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros, através da Defesa Civil também tem procurado fazer vistorias no Interior do estado.
Segundo o secretário-executivo da Defesa Civil, Francisco Cleudiomar, está sendo feito um monitoramento constante das áreas mais vulneráveis. “Já estivemos no Roxinho, Campos Novos, Apiaú, Vila Nova, Vila da Penha, Apurui, no município de Mucajaí, e também no Paredão e Taiano, em Alto Alegre. Nessas localidades há escassez de água principalmente para os animais”, declarou.
Para dar prosseguimento a estratégia de atuação no período de estiagem, os órgãos integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais, juntamente com os prefeitos dos municípios, voltam a se reunir nesta quinta-feira, dia 29, no Quartel dos Bombeiros. Na reunião serão apresentados os meios materiais e pessoal que cada órgão possui para enfrentar o período de seco.
CURSO
A Defesa Civil de Roraima realizará no início de fevereiro mais dois cursos de combate a incêndios florestais para pequenos produtores rurais dos municípios do Amajari, entre os dias 02 e 06, e entre os dias 09 e 13, em Iracema. Serão disponibilizadas 60 vagas para cada município. Entre os dias 12 e 16 de janeiro, o curso ocorreu na comunidade Vila da Penha, em Mucajaí, e capacitou 80 pequenos produtores rurais.