00:00:00

Belezas naturais

Governo discute apoio ao setor turístico de Roraima.


Turismo é prioridade

Roraima se destaca como uma das vitrines do turismo nacional, a exemplo do Monte Roraima, atualmente 'pano de fundo' da novela da Rede Globo Império. Há também outros atrativos como a região de montanhas do Tepequém, o Baixo Rio Branco e a receptividade das paisagens do entorno da Capital Boa Vista.

O Governo de Roraima tem como carro chefe no planejamento turístico, a Rota 174, um corredor turístico que liga Manaus a Boa Vista por meio da Rodovia Federal entre Roraima e Amazonas, e os lugares durante o percurso. Esse é um dos primeiros pontos que foram levantados após reunião com alguns representantes do trade turístico há algumas semanas. Outro ponto será a reativação do Centro de Informações Turísticas, no Aeroporto Internacional de Boa Vista.

“Queremos que o Centro de Informações Turísticas esteja logo funcionando. Também vamos dinamizar o Fórum Estadual de Turismo para que os empresários exponham o que precisa ser gerido. O governo fará o papel de apoio técnico pelo desenvolvimento. Os empresários são os protagonistas na atração de turistas do Amazonas e Venezuela, com estratégias de marketing focadas nessas regiões”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Alexandre Heinklain.

Outra área a ser trabalhada pela nova gestão é o Programa Viaja Mais, que tem por objetivo fortalecer o turismo interno com o público da melhor idade, levando inclusão social. O programa do Ministério do Turismo visa dar incentivos para aposentados e pensionistas poderem viajar. Outras informações pelo www.viajamais.gov.br.

Visitas neste carnaval

TEPEQUÉM - A Serra do Tepequém, uma das regiões mais bonitas do estado, está localizada no município de Amajarí, a 210 km da capital Boa Vista. O acesso é feito por estrada de asfalto. Há cachoeiras, trilhas, artesanato e a subida (trekking) no platô, o alto da montanha que dá acesso a uma das mais belas visões da planície.

Por décadas. O Tepequém foi região de garimpo. A intensa exploração de diamantes impactou a região dando origem a lugares como a cachoeira do Funil, cujo relevo foi ‘esculpido’ pelas explosões de dinamites feitas por garimpeiros. Como infraestrutura, há quatro restaurantes com serviços de café da manhã, almoço e janta. Para hospedagem, pousadas e áreas de camping são encontradas na subida da Serra e na própria Vila do Paiva.

MONTE RORAIMA - Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, tem 2.810 metros de altitude. Bastante procurado por aventureiros, é o ambiente escolhido como tema da novela da Rede Globo Império. Para subir,  o trajeto é feito pelo lado venezuelano por meio de uma passagem natural. Pelo lado brasileiro somente é acessível por meio de escalada feita por profissionais.

SERRA GRANDE - Está no município de Cantá, a 40 km da capital Boa Vista, pela BR-401. Ao chegar no município, o visitante ainda percorre mais 30 km pela RR-206 até chegar à base da serra por meio de vicinal. Com 850 metros, é excelente para caminhadas na mata, banho em piscinas naturais, cachoeiras, observação de pássaros e do pôr do sol. Há espaços para montar base para acampamento.

PESCA ESPORTIVA - O Baixo rio Branco, local onde acontecem a pesca esportiva, possui 388 quilômetros. Cobre de Vista Alegre até o rio Negro. É cercado por vegetação densa, que faz a transição para a floresta amazônica. Lá vivem diversas espécies de peixes para a pesca esportiva, como o tucunaré. Uma empresa de pesca esportiva da região chegou a ser eleita pela revista Forbes, em 2010, como um dos melhores destinos de pesca esportiva do mundo.

LAGO DO ROBERTINHO - Empreendimento particular a 50 km de Boa Vista. Possui um lago natural e como atrativo um belo pôr do sol. O local deve ficar cheio no carnaval, Estima-se que receba cerca de 600 pessoas.

FAZENDA CASTANHAL - A Fazenda Castanhal esta localizada na região da Serra Grande, a 50 km da capital Boa Vista. Dentre as opções há passeio a cavalo, caminhadas, observação de pássaros, passeio de bicicleta, trilhas, pedalinho, piscina e pescaria.

Guias habilitados

Observa-se que os lugares escolhidos na reportagem estão de acordo com a disponibilidade em agências de turismo receptivo em Roraima. Lembramos que outros roteiros existem, mas é aconselhável sempre a procura de guias de turismo e condutores habilitados pelo Ministério do Turismo que conheçam a região.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, no Departamento de Turismo, localizada na Rua Coronel Pinto, n.º 267, bairro Centro, e/ou pelos contatos (95) 2121-2561 ou 2121 2562.

 

 

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta