- 29 de outubro de 2024
Setor com ações participativas
Em menos de um mês de trabalho, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), já percebe as primeiras mudanças após a implantação do novo modelo de gestão adotado na secretaria. Na segunda reunião técnica, gestores da pasta e coordenadores discutiram os resultados iniciais das diretrizes de trabalho adotadas pela atual gestão.
O encontro ocorreu para apresentar resultados, avaliar desafios, e sugerir soluções para os problemas, de forma que as necessidades de cada coordenação possam ser atendidas e com isso otimizar, cada vez mais, o fluxo de trabalho. Participam o secretário de Saúde, Kalil Coelho, os adjuntos, César Penna e Paulo Linhares, e os representantes das principais coordenações que fazem parte do organograma da Sesau.
Conforme Coelho, este segundo encontro foi construtivo. “No primeiro encontro foram feitas as apresentações e explanação sobre a nossa proposta de trabalho da secretaria juntamente com as coordenações. Falamos sobre a iniciativa de visitar unidades, fazer diagnósticos sobre as necessidades de cada área. Enfim foi o primeiro momento para mostrar o interesse e o nosso compromisso com a pasta. Agora, estivemos mais a vontade para falar sobre o que pode ou não dá certo, avaliamos as primeiras as ações executadas e aproveitamos para debater sobre o que é preciso para que o planejamento seja concluído com eficácia”, esclareceu.
Segundo Penna, este segundo encontro faz parte de uma série de outros momentos que virão, todos com a intenção de fortalecer, cada vez mais, a gestão participativa. “Tivemos a chance de avaliar as primeiras visitas feitas nas unidades da Capital e no Interior, e nessa reunião ficou claro e acordado entre todos os coordenadores que eles precisam conhecer as unidades para as quais estão atuando, principalmente saber como funciona o fluxo de trabalho na ponta e na assistência, de forma que saibam quais são as reais necessidades de cada unidade. Foi um momento para reforçar em cada um o cuidado que deve ser tido com o local de trabalho, como se estivessem cuidando da própria casa. Assim, será possível apresentar um resultado satisfatório para a população”, complementou.
O encontro tratou ainda do comprometimento de cada gestor com a política de saúde proposta pela atual gestão. Conforme Linhares, foi a oportunidade de reforçar novamente o compromisso de cada um com a oferta de um serviço de qualidade e humanizado. “Sabemos que os desafios são muitos, mas nessa reunião fizemos questão de mostrar que a gestão está aberta para críticas e sugestões, pois queremos construir juntos um modelo de trabalho que supra as necessidades do profissional de saúde, e que atenda, principalmente, os anseios da população”, reforçou.
Novas reuniões técnicas estão programadas, para que ao final do primeiro mês de gestão seja feita uma avaliação completa das ações executadas na área de saúde. “Trabalhar na área de saúde é apaixonante, pois todos os profissionais, desde a gestão aos que estão na ponta, na assistência, precisam desempenhar suas atividades com o zelo pela coisa pública e compromisso com o interesse público, e é isso que queremos fortalecer em todas as equipes”, finalizou Coelho.