- 29 de outubro de 2024
Guardas municipais em teste
Ao todo, 45 guardas municipais, divididos em três grupos de 15 pessoas, compõem a primeira turma do Curso de Técnica e Manuseios de armas, realizado pela Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), do município de Boa Vista. Cada grupo, que começou o curso neste último dia 22, terá aulas com duração de 12 horas. O objetivo é capacitar toda a guarnição de Guardas Civis Municipais (GCM).
Segundo o instrutor de Armamento e Tiro da Apics, major Miramilton Goiano de Souza, o curso tem módulos práticos e teóricos, e visa habilitar esses profissionais de segurança a manusear espingarda de repetição calibre 12, efetuando tiros com munição letal e de impacto controlado com munição não letal, como bala de borracha. Ao final do treinamento todos serão submetidos a uma avaliação para verificar se estão realmente aptos a utilizarem esse tipo de armamento.
"Não basta concluir o curso é necessário passar por uma avaliação, que será realizada nos moldes da Polícia Federal, órgão responsável pelo credenciamento que autoriza o porte legal de armas", explicou.
Compete aos guardas municipais a segurança dos prédios e logradouros públicos e, com a lei federal 13.022 , de agosto de 2014, é dado o poder de polícia a esses profissionais, permitindo a utilização de armamento em serviço.
O sub inspetor e diretor de operações da GCM, Gilberto Lopes, destacou que este treinamento é fundamental para o uso de armas pelos guardas municipais, o que reflete, segundo ele, em mais segurança para a sociedade.
"É mais uma força policial nas ruas que estará atuando para garantir a segurança, seja em praças ou outros logradouros públicos. A guarda municipal tem uma vasta atuação na Capital que vai desde o policiamento, ao auxílio do trabalho da Polícia", comentou.
Segundo a guarda municipal, Alexandra Uchôa, a praça Germano Augusto Sampaio tem um índice de criminalidade elevado e é uma das áreas de atuação da Guarda. Cursos como esse, segundo ela, contribuem para a qualificação desses profissionais, pois possibilitará um melhor desempenho dos guardas na hora de fazer a segurança da população.
Para o diretor da Academia, coronel Rosael da Silva Dias, é notório que a Guarda Municipal tem prestado uma grande contribuição aos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado. Ele observa que a Academia de Polícia Integrada foi instituída para formar os profissionais do Sistema de Segurança Pública de Roraima, mas está disponível para fazer parcerias com outros órgãos, como foi o caso da solicitação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana do Município.
"Parcerias como essa só redundam em benefícios para a sociedade, pois estamos preparando melhor esses profissionais, habilitando-os ao uso de arma nesse calibre", disse.
Está previsto ainda para esse semestre, que o efetivo da Guarda Civil Municipal participe de outro treinamento na Academia de Polícia para o curso de Técnica e Manuseio de Armas Curtas, como pistola no calibre 380.