- 29 de outubro de 2024
Atividade começa hoje 24
Produtores do Estado, representantes de entidades ligadas ao setor e autoridades, dentre elas, a governadora Suely Campos, participam amanhã, dia 24, do evento que marca a abertura oficial da Colheita de Arroz Irrigado de Roraima, safra 2014/2015, na Fazenda São Lourenço, município de Bonfim.
A proposta desse encontro é estimular os produtores e promover debates sobre novas tecnologias e informações relevantes para o setor. A programação inclui a entrega à governadora de um documento que contempla os principais desafios que tem atrapalhado a expansão da atividade no Estado há várias safras. Além disso, haverá a apresentação de um documentário sobre a história do anfitrião do evento, proprietário da Fazenda São Lourenço, Ivo Barili.
A área plantada nesta safra foi de 12 mil hectares, com previsão de colheita de 84 mil toneladas do grão em casca, quantidade suficiente para alimentar 1,3 milhão de pessoas. Segundo a Associaçãodos Arrozeiros de Roraima, esses números permanecem praticamente estáveis em relação à safra passada, com um pequeno aumento na produção de grãos, conquistado por meio de um projeto desenvolvido em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Roraima para produção de uma nova variedade de arroz, que tornou possível, em uma mesma área plantada, a produção de maior quantidade de grãos.
DIFICULDADES
Dentre os fatores que têm dificultado a atividade e expansão, a Associação destaca a homologação das terras indígenas da Raposa Terra do Sol, em 2009, que reduziu as áreas para plantação, as quais devem estar próximas aos rios para que seja realizada a irrigação. A produção de 20 mil hectares passou para nove mil hectares. Hoje essa produção já alcança dos 12 mil hectares no estado.
Além disso, fatores relacionados à infraestrutura em que o estado se encontra, por exemplo, em estradas e pontes, também afetam a atividade e dificulta a expansão da produção.