00:00:00

Hanseníase

Dia mundial contra hanseníase em feira


O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase é comemorado em 28 de janeiro, mas a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) vai desenvolver ações de sensibilização neste sábado, dia 24, na Feira do Produtor, localizada no bairro São Vicente, a partir das 8 horas. Em Roraima, no ano passado foram registrados 59 casos confirmados da doença. Em 2013, foram 108.

A ação será desencadeada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), por meio do Núcleo de Controle de Hanseníase. O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, através do Núcleo da Hanseníase Municipal, e marcarão o início dos trabalhos da Semana Estadual de Combate à Hanseníase.

Segundo a gerente do Núcleo na Sesau, Mônica Soares, essa será a primeira ação de 2015, e a proposta é alcançar o maior número de pessoas. “Decidimos levar o trabalho de prevenção e combate para a feira por ser um fim de semana em um ponto externo, com bastante circulação de pessoas, ou seja, de forma estratégica, iremos durante toda a manhã realizar o trabalho de avaliação de manchas na pele, fazer a busca ativa e identificar os casos suspeitos”, esclareceu.

A equipe será composta por três médicas, com especialista para o tratamento de hanseníase na rede estadual. “As médicas estarão lá para dar todo o suporte, receber os pacientes, identificar e diagnosticar as doenças de pele, e nos casos de lesões, será feito o encaminhamento à médica especialista, para avaliação de sensibilidade, de temperatura, grau da lesão e os casos suspeitos para confirmação de diagnóstico”, complementou.

OUTROS MUNICÍPIOS 

A ação será realizada simultaneamente nos municípios de Pacaraima, Rorainópolis e Bonfim, por serem de áreas fronteiriças e Caracaraí e Rorainópolis, por apresentarem maior número de casos da doença, depois do município de Boa Vista.

“O objetivo é atingir o maior número de pessoas. Queremos iniciar um trabalho forte no Estado, iniciando nestas localidades a avaliação de manchas na pele, a detecção de casos e averiguação dos casos suspeitos, para de imediato iniciar o tratamento dos pacientes para diagnóstico positivo”, disse Mônica.

A ação contará com a parceria com as secretarias municipais de Saúde, Sesc (Serviço Social do Comércio), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A DOENÇA 

A hanseníase é uma doença transmissível pelo ar. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois a até mais de 10 anos. Pode acometer adultos e crianças. Tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente para a população na rede de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

A hanseníase pode ser identificada de duas formas: através do exame clínico, identificação das manchas, avaliação de sensibilidade no local da mancha, entre outros e a outra forma é através do exame laboratorial, realizado nas unidades de saúde.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta