- 29 de outubro de 2024
40 mil contra desperdício
Em 2013, a população do Estado de Roraima desperdiçou 59.74% água tratada. O dado é do relatório do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), serviço ligado ao Ministério das Cidades, confirmado pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).
Com a intenção de incentivar a redução de desperdício de água, a Caer vai instalar até o fim deste semestre mais 40 mil hidrômetros em novas ligações de água e na substituição de hidrômetros que estão danificados.
Segundo o presidente da Caer, Danque Esbell, a instalação de hidrômetros é uma das ações contidas no plano de contingência elaborado pela companhia para estimular o uso racional de água nos 16 municípios de Roraima.
“Estamos trabalhando desde a primeira semana de 2015, em um conjunto de ações que possam diminuir o volume de desperdício de água no estado. Entre elas, a instalação de hidrômetros por todos os municípios, ações publicitárias, zoneamento da Capital e criação de projetos que acabem com as fraudes”, informou, explicando que o mapeamento da cidade será a base para identificar os pontos onde possivelmente forem identificados vazamentos ou fraudes “gatos”.
O presidente ressaltou que atitudes simples no dia a dia podem mudar esses números significativamente. “Cuidar do nosso planeta de forma sustentável é o primeiro passo para vivermos bem. Uma pequena ação todos os dias, como a economia de água na rotina com certeza fará uma grande diferença no final do mês”, ressaltou.
Para que algumas medidas que visam à economia, como o racionamento, possa ser colocado em prática, é preciso que a população também coopere com o não desperdício. O presidente anunciou também que a Caer vai realizar ações de manutenção na rede para tentar reduzir o nível de perda de água tratada.