00:00:00

Doenças

Viaturas novas para a Saúde


A governadora Suely Campos entregou, nesta quinta-feira, dia 22, três veículos que irão auxiliar o trabalho da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, da Sesau (Secretaria Estadual da Saúde). As chaves das viaturas foram entregues aos secretários de Saúde, Kalil Coelho, e aos adjuntos Paulo Linhares e César Penna.

Suely Campos fez questão de falar sobre a preocupação com a situação da Saúde no estado. “Encontramos a Saúde um caos, com hospitais sem medicamentos, superlotação e estrutura precária. Nossa equipe tem se empenhando para garantir um atendimento de qualidade à população. Um esforço para darmos uma resposta à sociedade o mais rápido possível”, ressaltou.

Ao receber as viaturas, o secretário de Saúde, Kalil Coelho, reafirmou o compromisso de reestruturar a Saúde no Estado, herança precária deixada pela gestão anterior. “A nova gestão traz ferramentas de trabalho para a Saúde no estado. Essa é uma das respostas que nós mostramos à população em pouco mais de 20 dias de trabalho a frente do Governo de Roraima”, declarou.

Os veículos modelo Amarok, cabine simples, serão utilizadas como carro fumacê. Segundo a coordenadora-geral da Vigilância em Saúde, Daniela Souza, existe uma agenda pré-pronta para atender as localidades que apresentam alto índice de casos de Dengue. O combate ao mosquito Aedes aegypti também diminuirá a possibilidade de transmissão da febre Chikungunya. “A medida que o município informa ao nosso sistema os dados de casos notificados, nós fazemos um mapeamento da área para enviar a nossa equipe”, esclareceu.

VIGILÂNCIA 

A coordenadora-geral da Vigilância em Saúde, Daniela Souza, ressalta que a Coordenadoria de Epidemiologia é responsável por ações de prevenção de doenças, promoção da Saúde e de Educação, além do monitoramento permanente de casos de doenças e atualização dos dados junto ao Ministério da Saúde, por meio do Sinan (Sistema de Informação de Agravos e Notificação).

Além de atualizar os dados do Sinan, a Vigilância Epidemiológica auxilia a atenção básica de Saúde e realiza cursos diversos para profissionais dos municípios. Na semana passada, técnicos da Vigilância viajaram para localidades do interior, com o objetivo de realizar treinamento com os técnicos dos municípios sobre mudanças no processo de alimentação do sistema de informação do Ministério da Saúde.

A coordenadora-geral da Vigilância em Saúde, Daniela Souza advertiu que a atualização desses dados é fundamental para a liberação de recursos pelo Ministério da Saúde. “Se o Município não repassar as informações sobre incidência de doenças, o Ministério da Saúde não libera verbas para solucionar eventuais problemas”, explicou.

Um dos próximos trabalhos da Vigilância Epidemiológica será a realização, no dia 24, de uma ação do Núcleo de Prevenção da Hanseníase, na Feira do Produtor. Serão disponibilizados atendimento médico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestra e distribuição de material informativo sobre a doença.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta