00:00:00

Queimadas e incêndios

Prevenção e controle em discussão nesta 4ª


A Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros de Roraima, promovem nesta quarta-feira, dia 21, às 9 horas, no auditório dos Bombeiros, uma reunião para discutir o Calendário de Queimadas 2015.

Participam da reunião, além da Femarh e Defesa Civil, as outras 22 instituições que compõem o Comitê Estadual de Prevenção e Controle de Queimadas a Incêndios Florestais.

O presidente da Femarh, Rogério Campos informou que o calendário é elaborado para facilitar o acesso do produtor à licença para queimada, que visa controlar essa prática tradicional no estado. Ele frisou que durante o período estipulado, equipes técnicas vão até os municípios do Interior do estado para emitir o documento. “Na sede dos municípios, nossas equipes utilizarão uma sala em algum prédio da prefeitura. Já nas localidades mais distantes, como as vicinais, nós enviaremos um trailer”, explicou.

Durante o período de emissão de licenças, o produtor rural terá ainda a oportunidade de receber treinamento de profissionais do Comitê para que a prática não prejudique o solo. Além disso, a Fundação elabora estatísticas que indicam os locais com maior incidência de incêndios e desmatamento. Desta maneira, são planejadas ações para evitar desastres.

Para a liberação das licenças, Campos explicou que é realizada uma análise da situação. "Levamos em conta diversos fatores, como o clima e a quantidade de licenças emitidas em cada localidade. Em casos queimadas irregulares, o produtor receberá uma multa que varia entre R$ 1 mil e R$ 50 milhões, dependendo da área desmatada.

Para a liberação, os produtores interessados devem apresentar os documentos pessoais e da propriedade, além da autorização de desmatamento. A queimada é liberada somente se todos os documentos forem apresentados.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta