- 29 de outubro de 2024
Sesau quer maisverbas
Após um levantamento situacional, foi constado que o processo execução de cirurgias no HGR (Hospital Geral de Roraima) precisa ser melhorado e a otimização é uma das soluções, que pode inclusive deve resultar no aumento do número de cirurgias.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, a otimização pode ser feita sem nenhum prejuízo para a unidade. “Fomos até o HGR, verificamos pessoalmente como vinha sendo realizado o processo de realização das cirurgias. Fizemos um acompanhamento completo de todo o processo, incluindo os profissionais de todas as equipes e percebemos que é possível otimizar o período do dia, sem problemas.” explicou.
Conforme ele, é preciso reestruturar a equipe e reorganizar o desempenho das tarefas, com isso será possível obter maior agilidade na conclusão do processo. “Percebemos que o processo de realização pode ser finalizado de maneira mais ágil se todos os integrantes da equipe estiverem em sintonia, ou seja, o fluxo de ação precisa seguir as mesmas diretrizes pela equipe de médicos e as equipes de esterilização, limpeza e os paramédicos. Por exemplo, hoje espaço entre uma cirurgia e outra, que deveria ser de 15 minutos acaba se tornando em um intervalo de uma hora, e no fim do dia são horas perdidas, ou seja, muito tempo que poderia ser melhor aproveitado. É isso que pretendemos mudar, o quanto antes”, complementou.
Para que uma cirurgia ocorra é preciso que a estrutura esteja pronta, incluindo o lençol lavado, esterilizado, sala limpa e a equipe de paramédicos a postos, para que o ciclo não seja interrompido. “Se um ator desse processo falhar todo o trabalho acaba sendo influenciado. Por isso nossa proposta é buscar estratégias para que esse processo seja agilizado do início, para que todos estejam no seu lugar, no momento certo de cada procedimento”, reforçou.
Para alcançar a otimização dos recursos atuais, reuniões serão feitas com todos os profissionais que compõem as equipes. “Já iniciamos as reuniões com as equipes do Centro Cirúrgico e de ortopedistas, vamos reunir também os médicos cirurgiões, para que possamos aplicar as mudanças, o quanto antes”, disse.
SUPORTE
A Secretaria de Saúde pretende buscar a reestruturação das unidades de saúde do Estado. A expectativa é a de que as necessidades possam ser supridas de forma gradativa. “Sabemos que algumas unidades precisam ser ampliadas, para que possamos executar os serviços com excelência. Sabemos que os desafios são grandes, e que serão resolvidos a médio e longo prazo, mas não vamos desistir, pois essa força de vontade também está presente também nos profissionais da saúde, por isso temos a certeza de que as conquistas serão alcançadas”, garantiu Coelho.