00:00:00

Saúde

Estado firma parceria com gestores municipais de Saúde.


Gestores discutem parceria

Com o objetivo de estabelecer parcerias para melhorar a prestação de serviços de saúde à população, a nova gestão da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 19, um encontro com os secretários municipais de Saúde da Capital e do Interior.

Durante a reunião, por causa das dívidas deixadas, alguns representantes dos municípios disseram que chegaram ao encontro com a intenção de entregar ao Estado, a responsabilidade das unidades de Saúde. “Nós não temos condições de manter a unidade se não tivermos o apoio do Estado”, observou o gestor do município de Bonfim, Givanildo Mendes, acrescentando que o Estado já ajudaria muito, se cumprisse com o que foi pactuado em gestões passadas.

Mas o secretário da Saúde, Kalil Coelho, depois de informar algumas mudanças foram realizadas na estrutura técnica da Sesau já visando a melhoria no processo de facilitação e agilidade nas parcerias, disse que está ciente da existência de dívidas da Sesau herdadas da antiga gestão, para com os municípios e que a ideia da reunião era de conhecer a realidade de cada localidade e também de acordar as dívidas.

O gestor falou ainda que pretende dar o suporte necessário aos municípios a fim de que eles possam ter estrutura física, técnica e financeira para realizarem de forma eficaz os trabalhos na atenção primária em cada localidade. “A intenção é chegar ao patamar de que a população necessite de um serviço de saúde preventivo e não mais assistencialista”, disse Coelho, completando que para que isto ocorra é necessário que as Atenções Básicas nos municípios funcionem.

Os gestores municipais foram unânimes quando disseram que era a primeira vez que tinham sido convidados pela Sesau, para uma reunião com esse objetivo, de conversar e de tentar resolver a problemática. Os secretários frisaram também a dificuldade de acesso aos secretários estaduais da antiga gestão. “Nosso acesso era sempre vedado pelo gabinete. Quando conseguíamos falar com o secretário, era quase que uma invasão que tínhamos que fazer”, comentou, o gestor de saúde do município de Uiramutã, Gilson Almirante.

Quanto à falta de acesso, o secretário-adjunto de Saúde, Paulo Linhares, enfatizou que ao contrário da gestão passada, o objetivo da pasta é de estreitar os laços com os municípios. “Os municípios terão um dia na semana de portas abertas ao Gabinete da Sesau, assim cada gestor poderá programar o deslocamento de seu município com a garantia de serem atendidos”, afirmou ao reconhecer que uma forte atuação na Atenção Básica, diminui a entrada de pacientes nas unidades de média e alta complexidade, e de Urgência e Emergência.

O secretário de Saúde do Município de Pacaraima, Alceste Madeira, que também atua como médico cirurgião, no Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, ressaltou a iniciativa da Sesau em realmente está comprometida com a saúde pública. “Houve momentos em que eu cheguei a realizar cirurgias no hospital, com um balde ao lado por conta das goteiras. Era desumana a situação”, relatou o médico ao concluir que em poucos dias de atuação, a nova gestão reorganizou a estrutura da unidade de forma que as cirurgias puderam voltar a serem realizadas de forma segura e digna.

Coelho por sua vez disse que vai formar um grupo de trabalho para avaliar todas as dívidas herdadas, bem como verificar a situação financeira da pasta, que por sinal, disse ele “É crítica”, no sentido de viabilizar a possibilidade de refazer os acordos para quitar as dívidas. Coelho pediu sete dias para que o trabalho do grupo fosse realizado e então repassado aos secretários municipais.

O titular da Sesau garantiu ainda que vai atender às solicitações municipais a medida do possível, mas vai também cobrar os resultados. “O papel do gestor é delegar, cobrar e dar o suporte o necessário e é esta a visão desta gestão”,

Mesmo com menos de um mês à frente da pasta, Coelho lembrou que já visitou algumas unidades de Saúde do Interior. “Agilizamos reformas na estrutura física, deslocamos profissionais técnicos e é perceptível a satisfação dos gestores municipais”, avaliou o titular, pedindo paciência para que a nova gestão possa avaliar a melhor forma para resolver os problemas e garantiu apoiar o trabalho dos municípios e em contrapartida ressaltou que os municípios serão avaliados e cobrados sistematicamente, quanto a melhoria dos serviços prestados à população.

Diante de toda a exposição realizada na reunião pelos novos gestores estaduais, o gestor do município de Bonfim, Givanildo Mendes, disse estar confiante com o apoio recebido da nova gestão do Governo e decidiu junto com os demais gestores, continuar e trabalhar em parceria com o Estado.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta