- 29 de outubro de 2024
Crack é possível vencer
Três praças públicas de Boa Vista vão ganhar monitoramento por câmeras pelo programa Crack é Possível Vencer. Os equipamentos começaram a ser instalados na Praça Germano Augusto Sampaio. Ao todo, serão 20 câmeras de monitoramento, que também funcionarão na praça do Cambará e Mané Garrincha, na zona Oeste da Capital, além de alguns cruzamentos de avenidas que interligam os três espaços.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Januário Lacerda, o Governo Federal, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), abriu a oportunidade para os estados aderirem ao programa e Roraima fez a adesão no ano de 2013.
O objetivo é reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas. "Esses logradouros públicos serão monitorados 24 horas por profissionais de segurança treinados, visando prevenção a criminalidade. A base para o monitoramento será um microônibus que dispõe de seis câmeras acopladas e que fará a gestão das imagens no 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado nas proximidades", explicou o secretário.
Além disso, a rede que interliga as 20 câmeras dispõe de sistema Wi Fi que vai permitir que o monitoramento seja efetuado também por telefone celular. "Estamos acompanhando a instalação das câmeras de monitoramento que começa pela Praça Germano Sampaio. Todo esse processo para a instalação e ativação do sistema e treinamento das equipes que estarão trabalhando no programa deve levar em torno de uns 40 dias para que possamos iniciar o monitoramento", observou.
Lacerda ainda visitou a base da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que funciona no Parque Germano Sampaio, quando conversou com os guardas municipais sobre a importância do trabalho integrado para as forças de Segurança Pública. Destacou também a importância da prevenção da criminalidade e de ações de repressão qualificadas para um combate mais eficiente às organizações criminosas.
BRASÍLIA
O secretário informou que por determinação da governadora Suely Campos, esteve em Brasília (DF) nesta semana e visitou o Ministério da Justiça e da Defesa para verificar os convênios que estão em andamento. A tônica das discussões foi sobre a necessidade de integração entre as instituições de segurança nos estados, sob pena de não receberem mais recursos para investimentos na área.
"Estaremos levando essas observações à governadora, de forma que efetivamente as polícias estaduais passem por esse processo de integração e, paralelo a isso, vamos fazer um estudo para redimensionar os objetivos da Secretaria de Segurança Pública", informou.