00:00:00

Cultura abandonada

Governadora vê situação de abandono em prédios culturais de Boa Vista.


Governos abandonaram prédios

Três prédios históricos culturais, localizados no Centro de Boa Vista, foram visitados pela governadora do Estado, Suely Campos (PP), na manhã desta quinta-feira, dia 15, acompanhada pelos secretários de Infraestrutura, Flamarion Portela, e de Cultura, Marcos Jorge de Lima.  O objetivo foi verificar de perto a situação dos locais.

O Palácio da Cultura, inaugurado em agosto de 1993, está em condições precárias. Os dois auditórios e camarins já foram interditados devido as telhas quebradas, formando um grande buraco cobertura do prédio, onde atualmente também funciona Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

A falta de manutenção da gestão do Governo anterior também ocasionou diversos problemas na parte elétrica e hidráulica do Palácio, que não possui mangueiras, nem extintores de incêndio.

Outro ponto de cultura vistoriado foi o Teatro Carlos Gomes, que durante muito tempo foi palco de atrações culturais e hoje está em total abandono. Na parte interna do que um dia foi um teatro estão espalhados restos de madeiras e muita sujeira. Cenário repassado pela gestão anterior a nova administração do Estado.

A situação mais crítica é da Casa de Cultura, localizada na avenida Jaime Brasil. A residência oficial do primeiro governador de Roraima hoje está com a estrutura física comprometida. O jardim foi invadido pelo mato, dentro da casa é uma situação de desolação, onde a sensação é que a qualquer momento tudo pode desabar. Restos de madeira, muita sujeira e entulhos fazem parte do que se pode encontrar no local símbolo da história do estado.

A governadora Suely Campos lamentou em como encontrou os prédios públicos do Estado. “É muito triste ver que esses locais estão assim. Nós recebemos todo esse patrimônio histórico em total situação de abandono e principalmente com a demonstração da falta de atenção que as gestões anteriores tiveram com a nossa cultura. Mas nós vamos trabalhar para restaurar e resgatar a nossa história”, garantiu.

O secretário de Infraestrutura, Flamarion Portela, explicou que as ações emergenciais serão realizadas de início no Palácio da Cultura, que requer uma atenção emergencial, devido ao fato de receber centenas de pessoas diariamente. “Nesse primeiro momento vamos consertar o telhado do Palácio da Cultura, que está em uma situação preocupante. Todos os outros problemas serão solucionados aos poucos por conta da nossa situação financeira nada favorável ao nosso trabalho, que encontramos ao assumirmos. Os demais prédios necessitam de elaboração de projetos e captação de recursos. E é isso que vamos fazer de imediato”,  explicou.

Uma comissão da Secretaria de Cultura foi criada para fazer o levantamento da estrutura física dos prédios que fazem parte do patrimônio cultural do Estado. A previsão é que no próximo dia 30 seja apresentado o resultado dos trabalhos.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta