- 29 de outubro de 2024
Coleta de leite materno
A primeira ação da nova coordenação do Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque (BLH) foi normalizar a coleta de leite materno nas casas das mães doadoras externas. A medida só foi viabilizada, por meio de um trabalho integrado entre o Banco de Leite, direção-geral do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), em conseguir normalizar o abastecimento do combustível.
O veículo, tipo furgão, já está coletando os frascos de leite das mães doadoras, rodando normalmente. Segundo a coordenadora do BLH, Liana Pachas, a tarefa está semana é acompanhar o trabalho da equipe coletora e também conversar com as doadoras externas. “Além de explicar sobre a rotina que voltará a ser normal e vamos tirar dúvidas das mães sobre o aleitamento, armazenamento do leite”, explicou.
O trabalho da equipe do BHL é a verificação do estoque atual disponível para os bebês da UTIneonatal, iniciar nova sensibilização às mães internadas com excesso de leite no peito para doar um pouco aos bebês prematuros, fechar a estatística do ano passado e verificar quantas doadores existem cadastradas no BHL, bem como melhorar o número de profissionais que atuam na unidade. “A nossa ideia de início é manter de 40 a 50 litros de leite no estoque, por semana”, informou.
Segundo a coordenadora, toda mãe que está amamentando pode ser uma doadora. “Precisamos de mais mães voluntárias.A doação do leite materno é um ato de amor, de solidariedade, que contribui para salvar a vida de uma criança”, justificou.
Podem doar mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas. Além de salvar vidas, a doação beneficia a própria mãe, que volta ao peso mais rapidamente, produz mais leite, reduz o risco de câncer de mama, de ovários, evita a osteoporose e tem menos sangramento. “Quanto mais retira leite da mama, mais estimula a produção e, sobretudo, evita empedramento, dores musculares e febre na mãe”, completou Liana.
VOLUNTARIADO
As mães que desejam ser doadoras voluntárias precisam seguir alguns passos: na hora do leite for retirado para ser colocado no congelador. O leite deve ser retirado após o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias.
Ao retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações: Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. O leite deve ser armazenado em frascos de boca larga, tampa plástica e que sejam de vidro. pedimos que todas as pessoas que possuam esse tipo de recipiente façam a doação, pois trata-se de materiais que em vez de ir para o lixo, ajudarão no processo de armazenamento do leite materno”, complementou.
Interessadas em se cadastrar como voluntárias e doadoras podem entrar em contato pelo (095) 4009-4909 ou ir até o Banco de Leite que fica nas dependências o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em horário comercial.